TSE explica que lentidão na divulgação de votos não tem relação com tentativa de ataque hacker

TSE explica que lentidão na divulgação de votos não tem relação com tentativa de ataque hacker

16 de novembro de 2020 0 Por Francisco Avelino

Em todo o País, apuração da eleição tem sido marcados pela lentidão na divulgação dos resultados. Foto: José Cruz/Arquivo/Agência Brasil

A lenta divulgação dos resultados da eleição municipal neste domingo (15), em todo o Brasil, fez com que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se manifestasse para dar explicações. O tribunal explicou que os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e o atraso é devido à centralização das informações que somam os votos. O TSE também destacou que o atraso não tem relação com a tentativa de ataque hacker detectada na manhã de domingo.

“Em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração. Os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto”, informou, em nota, o TSE.

“O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação. Ressaltamos que não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã”, afirma o Tribunal Superior Eleitoral.

Em transmissão peloYouTube, o secretário de Tecnologia da Informação do TRE-RS, Daniel Wobeto, declarou estar “triste e constrangido” com a demora na divulgação dos resultados. Ele explicou que a centralização dos resultados no TSE, em Brasília, teve como objetivo obter maior “flexibilidade” na apuração.

Por volta das 20h, Wobeto afirmou que 63% dos boletins de urna do Rio Grande do Sul já foram enviados para o TSE, embora ainda não divulgados.

Fonte: Sul21.com.br