O voto e a saúde mental

O voto e a saúde mental

23 de outubro de 2020 0 Por Francisco Avelino

Por: Alan Christi

Quando se pensa em eleição, política, voto, não é comum que as pessoas associem isso à sua saúde mental. Na verdade, as pessoas pensam logo em emprego, disputas partidárias, embates ideológicos, poder, facilidades, dinheiro, dentre outras coisas. Mas poucos enxergam a política e a eleição como algo que vai influenciar diretamente em sua saúde mental, sua saúde física, sua qualidade de vida e seu bem-estar.

Isso mesmo! A sua escolha será determinante para sua vida em vários aspectos. Isso porque o trânsito, o meio ambiente, os serviços de saúde, a segurança pública, o emprego, a educação, a cultura, o lazer e o entretenimento, e várias outras coisas, estão sob a gestão, a fiscalização e a condução dos representantes eleitos, por você! Ou seja, o seu voto pode te trazer uma vida social melhor ou pior pelos próximos anos e consequentemente uma saúde mental melhor ou pior.

Claro que a saúde mental não envolve só isso. Inclui também sentimentos internos, a história de vida de cada um, situações e vivências pessoais, além do comportamento e da personalidade de cada sujeito. Mas, a estrutura social, incluindo a política e a economia, é um fator que influencia e impacta enormemente a nossa saúde mental e emocional.

Para quantas pessoas foi importante no seu bem estar e na sua qualidade de vida, ter uma vida estável, um bom emprego, família bem cuidada, comer bem, viajar às vezes, ter bons serviços de saúde onde mora, ter bons lugares para se divertir e relaxar? Por outro lado, quantas pessoas viveram momentos difíceis e adoeceram psicologicamente em decorrência da corrupção ou da má gestão, que devassa os cofres públicos, afasta as empresas e indústrias da região, provoca grande recessão financeira e estrutural de uma cidade, leva milhares de pessoas a perder o emprego, milhares de famílias a viver várias privações, sujeitos sendo despejados da casa onde moram e até mesmo um cenário de necessidade e fome? Isso quando a gestão ou a legislatura públicas não pecam quanto a inclusão e a acessibilidade, as políticas sociais e outras, gerando desigualdade, isolamento social, preconceito, discriminação.

Olha ai quantos problemas emocionais podem surgir a partir de um cenário caótico desse. 

O mau voto gera sim, tristeza, depressão, ansiedade, baixa qualidade de vida, mal estar, e muitos, muitos prejuízos à saúde mental e emocional de muitas pessoas. Seja a curto, médio ou longo prazo, o voto consciente pode e irá fazer uma diferença grandiosa na sua vida e na sua saúde, para bem ou para mal. Aí você é quem escolhe.

Saber escolher quem vai te governar é também saber como estará boa parte de sua vida social e emocional nos próximos anos. Como disse Bertolt Brecht, o pior analfabeto é o analfabeto político. Não seja um deles. Saiba escolher e valorize quem já demonstrou bons resultados para o bem comum.