Sábado de sol na Região dos Lagos atrai banhistas, apesar de praias continuarem com restrições

Sábado de sol na Região dos Lagos atrai banhistas, apesar de praias continuarem com restrições

25 de julho de 2020 0 Por Francisco Avelino

Proibições também ocorrem nas barreiras sanitárias. Em Cabo Frio, ônibus de turismo são proibidos. Em Arraial do Cabo, cerca de 200 carros foram barrados na entrada da cidade. Búzios também mantém algumas medidas de restrição.

Banhistas desrespeitaram medidas de prevenção e aproveitaram o sábado de sol na Praia do Forte, em Cabo Frio — Foto: Roberta Camargo/Inter TV RJ

Banhistas desrespeitaram medidas de prevenção e aproveitaram o sábado de sol na Praia do Forte, em Cabo Frio — Foto: Roberta Camargo/Inter TV RJ

O sábado (25) foi de sol na Região dos Lagos do Rio. Isso fez com que estradas e praias da região ficassem movimentadas como se não houvesse isolamento social em virtude da pandemia de coronavírus.

Em Cabo Frio, desde o dia 3 de julho, quando começou a fase laranja de reabertura de serviços no município, está permitida a prática de atividades físicas individuais, como surfe e canoagem, somente no mar. A permanência de pessoas nas areias ainda está proibida.

Apesar disso, a cena que foi vista ao longo do dia foi de praias cheias de gente.

Neste sábado, técnicos de enfermagem estavam conferindo as temperaturas corporais de motoristas e passageiros em veículos com placas de outras cidades. Isso causou retenções no trânsito.

Questionada sobre fiscalização no descumprimento de decretos, a Prefeitura de Cabo Frio informou que os agentes da Guarda Civil Municipal, Ordem Pública e Mobilidade Urbana realizam fiscalizações constantes com intuito de orientar e garantir a saúde da população.

O município reforçou que o mais importante é a conscientização da população que deve evitar aglomerações, permanecer em casa e respeitar as determinações do decreto que visa coibir a disseminação do novo coronavírus.

O município está na zona laranja de risco de contaminação.

Arraial do Cabo

Movimentação de carros é grande na entrada de Arraial do Cabo neste sábado
Movimentação de carros é grande na entrada de Arraial do Cabo neste sábado

Em Arraial do Cabo, atividades físicas individuais também estão permitidas tanto na areia como na água. Mas a entrada cidade continua bloqueada para turistas. A rede hoteleira permanece fechada até a publicação dessa reportagem.

Segundo a secretaria de Segurança Pública de Arraial do Cabo, cerca de 200 veículos foram barrados tentando entrar na cidade.

Movimentação é grande na entrada de Arraial do Cabo, RJ, neste sábado — Foto: Reprodução/Redes Sociais
Movimentação é grande na entrada de Arraial do Cabo, RJ, neste sábado — Foto: Reprodução/Redes Sociais

A cidade cabista tem barreiras sanitárias montadas em Pernambuca, localidade que faz limite com Praia Seca; em Monte Alto e em frente à Secretaria de Segurança Pública.

Também há uma barreira secundária para coibir o acesso à Praia do Pontal pela estrada de chão.

“Se juntar todas as barreiras, mais de 200 veículos retornaram até as 13h, e teve quatro veículos, ou famílias, que foram conduzidos à DP por tentarem desobedecer o decreto municipal. Acionamos um dos procuradores do município, que foi até a DP para auxiliar os guardas, e acabou não tendo nada registrado”, disse o Secretário de Segurança Pública de Arraial do Cabo, Bruno Monteiro.

Búzios

Já em Búzios, a partir deste sábado (25), estão permitidos os esportes individuais, como corrida, caminhada e mergulho, nas seguintes praias: João Fernandes, Tucuns, Ferradura, Brava e Canto.

Desde o dia 22 de maio, essas práticas estavam liberadas nas praias de Geribá e Manguinhos. Contudo, todas as outras praias do município permanecem fechadas para frequentadores.

Assim como em Arraial do Cabo, a entrada de Búzios permanece bloqueada para turistas, carros de passeio de outras cidades e ônibus de turismo. A rede hoteleira também está fechada.

Reabertura da rede hoteleira em Cabo Frio

Por outro lado, Cabo Frio teve uma reabertura no dia 15 de julho. Desde então, turistas podem entrar na cidade. Os hotéis podem funcionar com 40% da capacidade dos hóspedes em cada estabelecimento. As barreiras ainda bloqueiam ônibus de turismo, mas a Associação de Hotéis pretende mudar isso.

“Os hotéis da nossa cidade sobrevivem de ônibus de excursão, por isso pedimos, em julho, ao gabinete de crise que liberem os ônibus. Isso só deve ser válido para as empresas que respeitarem os requisitos, como excursões organizadas por agências, em que turistas fiquem hospedados nos hotéis que sigam os protocolos de proteção e higiene e que sejam provenientes de cidades sem altas taxas de infecção pelo coronavírus”, afirma o presidente da Associação de Hotéis, Bares e Restaurantes, Carlos Cunha.

Todas as liberações em praias, barreiras e hospedagem em Cabo Frio foram divulgadas no dia 3 de julho, no mesmo dia em que expirou o contrato com o jornal local que publicava os decretos da cidade.

Desde então, nenhuma nova medida pode ser válida no município até que o impasse com a publicação dos atos oficiais da Prefeitura seja resolvido. Enquanto isso, os empresários do setor hoteleiro continuam aguardando um retorno da administração municipal.

“Esperamos que até o dia 15 de agosto essa liberação dos ônibus de turismo seja regularizada por meio de decretos”, pontua Carlos.

Fonte: Por Roberta Camargo e Rodrigo Marinho, G1 — Região dos Lagos