Contação de história encanta crianças na biblioteca do CEU

24 de julho de 2019 0 Por Francisco Avelino

A biblioteca do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), na Mumbuca, promoveu na tarde desta quarta-feira (24/07) uma “Contação de História” para 20 crianças do bairro.  Iniciativa da Secretaria de Cultura, por meio da Coordenadoria de Literatura, esse foi o primeiro encontro literário voltado para o público infantil realizado no local após a revitalização feita pela Prefeitura no complexo.

Contada por Eliza Ribeiro a história escolhida foi “A Lenda da Princesa Abayomi” que narra a luta de uma princesa africana para salvar o seu povo. “É muito importante poder trazer para as crianças a literatura negra juntamente com ilustrações negras que são tão ausentes em nossa cultura.”, explicou Eliza.

Ao final da história cada criança recebeu um material individual com tecidos e fitas para confecção da sua própria boneca Abayomi.  “Essa ação é muito produtiva e estimula o desenvolvimento da criança. Sou do Rio, estou morando em Maricá há quatro meses e estou maravilhada com essa contação de história. Todo mundo aqui aprende, não só as crianças, mas nós pais também”, afirmou Priscila Rocha, de 37 anos, moradora de São José e mãe da pequena Ester da Conceição, de 2 anos.

“Sempre gostei de vir brincar aqui no CEU, mas agora o parque está muito melhor e sempre que tem alguma coisa na biblioteca eu venho também, pois adoro ler e desenhar e aqui agora tem até ar condicionado”, disse Kaila Paiva, de 11 anos, moradora de Itapeba. “Adorei a Lenda da Princesa Abayomi. Gosto muito de ler e ouvir histórias e brincar no parquinho também e aqui é muito legal porque dá para fazer tudo isso”, disse Cauã Soares, de 7 anos, morador da Mumbuca.

“Aqui é sempre muito legal e nas férias é melhor ainda. Gostei muito que voltou a funcionar, pois eu sempre vinha aqui para ler, desenhar e brincar com meus amigos e agora esta tudo muito lindo”, elogiou Juliana Aparecida, de 9 anos, também moradora da Mumbuca.

“Por conta do período de férias estamos realizando diversos eventos aqui no CEU e em breve iremos divulgar uma programação com todas as atividades. O CEU é da comunidade e nosso objetivo é que a população esteja cada vez mais presente aqui. Desde que o CEU foi reinaugurado isso aqui vive lotado e nada mais oportuno que promover atividades como essa de hoje”, concluiu Nadja Castelo Branco, bibliotecária e responsável pela biblioteca do CEU.

A palavra abayomi tem origem iorubá, e costuma ser uma boneca negra, significando aquele que traz felicidade ou alegria. (Abayomi quer dizer encontro precioso: abay = encontro e omi = precioso). O nome serve para meninos e meninas, indistintamente.