Maricá alinha parceria com o Jain Family Institute, de Nova Iorque

24 de julho de 2019 0 Por Francisco Avelino

No início da tarde desta quarta-feira (24/07), o prefeito Fabiano Horta recebeu em seu gabinete o CEO do Jain Family Institute (JFI), Michael Stynes, para conhecer o trabalho da organização de pesquisa que atua em Nova Iorque, e alinhar uma parceria de estudo sobre a moeda social Mumbuca.

“Para nós, esta é uma questão central de política pública que está em constante processo de desenvolvimento. Nasceu como uma moeda social para complementar a renda, e hoje já avançou em dimensões legais para se estabelecer enquanto uma renda básica de cidadania”, destacou o prefeito, afirmando que no ponto de transição que Maricá vive, de moeda social para a renda básica, é extremamente importante construir parâmetros de avaliação.  “Estamos em um bom momento para fazer estes estudos e perceber como a Moeda Mumbuca tem transformado o contexto social da cidade”, disse Fabiano.

De acordo com Michael Stynes, CEO do instituto americano, Maricá é o primeiro município do mundo a implantar um programa de renda básica real, cujo estudo vai gerar uma grande contribuição, que poderá mudar a vida de muitas pessoas. “Para nós é extremamente emocionante. Quando olhamos para o que vocês estão fazendo aqui, com a plataforma da moeda Mumbuca, percebemos que é extremamente efetiva para a população. A moeda social de vocês nos parece o centro dos esforços sociais, e oferece oportunidade de introduzir políticas públicas enormes. Aqui, a plataforma que os senhores tem é realmente diferente e poderosa. Isso não só torna o programa mais impactante, como traz a possibilidade de estudos e crescimento”, ressaltou Michael.

Para a diretora de pesquisa do JFI, Sidhya Balakrishnan, foi impactante reconhecer que o que está acontecendo no município é de verdade. “Não é um projeto pequeno, ele está impactando muitas pessoas, por estamos tão empolgados. Poderemos fazer um estudo de múltiplas vertentes, que contemplam o impacto na vida individual e, ao mesmo tempo, entender o que está acontecendo ao redor de famílias, de comunidades e da cidade na sua totalidade”, finalizou Sidhya.

A reunião também contou com a presença do pesquisador do JFI, Paul Katz; do presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, Leandro Ferreira; do secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan; do coordenador de pesquisa da secretaria de Economia Solidária, Nathan Melo, entre outros integrantes da pasta.