Unidades de Saúde da Família de Maricá realizaram mais de 1.400 atendimentos no distrito Centro

Unidades de Saúde da Família de Maricá realizaram mais de 1.400 atendimentos no distrito Centro

12/01/2026 0 Por Francisco Avelino

Moradores tiveram acesso a consultas, vacinação e diversos serviços de Atenção Primária

Foto – Katito Carvalho

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, promoveu neste sábado (10/01) um dia especial de atendimentos nas Unidades de Saúde da Família (USFs) do distrito Centro. A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da Atenção Primária e contabilizou mais de 1.400 atendimentos realizados entre 8h e 14h.

A ação reforça a estratégia da gestão municipal de aproximar os serviços de saúde dos moradores, garantindo cuidado contínuo, humanizado e mais acessível, especialmente para quem encontra dificuldades de comparecer às unidades durante a semana.

Atendimentos em oito unidades do distrito Centro

Participaram da mobilização as USFs Central, Mumbuca, Elenir Umbelino de Mello (Flamengo), Retiro, Ponta Grossa, Bairro da Amizade, ACS Nathan da Silva Noronha e Ubatiba, todas localizadas no 1º distrito.

Ao longo do sábado, a população contou com consultas multiprofissionais, acolhimento, orientações em saúde, atualização de cadastros, realização de curativos, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), aplicação de vacinas do Calendário Nacional de Vacinação e dispensação de medicamentos.

Estratégia amplia acesso à saúde nos fins de semana

Os atendimentos distritais aos sábados passaram a integrar a rotina da rede municipal de saúde em 2025. A cada semana, um distrito diferente recebe a ação, buscando facilitar o acesso de usuários que não conseguem  procurar atendimento nos dias úteis.

Para o secretário de Saúde, dr. Marcelo Velho, a iniciativa fortalece a Atenção Primária e amplia o cuidado com a população.

“Os atendimentos aos sábados representam um passo importante para garantir mais acesso à saúde. Já neste primeiro sábado do ano, mais de 1.400 procedimentos foram realizados, mostrando a importância da estratégia e a adesão da população”, destacou.

Cuidado preventivo e vínculo com a população

A subsecretária de Promoção e Atenção Primária, Regina Ferreira, ressaltou o impacto positivo da ação no acompanhamento das famílias.

“Levar a Atenção Primária para mais perto das pessoas, principalmente aos sábados, fortalece o vínculo com os usuários. Esse cuidado contínuo amplia a prevenção e contribui para a promoção da saúde de forma mais efetiva”, afirmou.

Cronograma de atendimentos aos sábados

•17/01 – Distrito 2 (Ponta Negra): USFs Marinelândia (Cordeirinho), Guaratiba, Espraiado, Ponta Negra, Barra e Bambuí

•24/01 – Distrito 3 (Inoã): USFs Inoã 1, Inoã 2, Chácara de Inoã, Santa Paula, Carlos Alberto Soares de Freitas (MCMV), São José 1 e São José 2

•31/01 – Distrito 4 (Itaipuaçu): USFs Recanto, Santa Rita, Jardim Atlântico, Milton Santos (Itaocaia Valley), Carlos Marighella (MCMV) e Josefa Xavier (São Bento da Lagoa)

•07/02 – Distrito 1

•21/02 – Distrito 2

•28/02 – Distrito 3