Campanha de doação de sangue da Prefeitura de Maricá mobiliza moradores em igrejas do município

Campanha de doação de sangue da Prefeitura de Maricá mobiliza moradores em igrejas do município

16/12/2025 0 Por Francisco Avelino

Ação realizada em parceria com o Hemorio coletou 97 bolsas e buscou aumentar os estoques em período crítico do ano

A Prefeitura de Maricá, por meio das secretarias de Saúde e de Assuntos Religiosos, promoveu nesta segunda-feira (15/12) uma campanha de doação de sangue na Igreja da Fé, no Condado, e na Igreja Resgate de Vida, em Itaipuaçu, das 10h às 15h. A ação, em parceria com o Hemorio, contou com a participação de moradores de diferentes bairros, onde foram coletadas 97 bolsas de sangue.

A iniciativa buscou incentivar o aumento do número de doadores em um período crítico do ano, quando os estoques costumam diminuir e a demanda aumenta devido a feriados, acidentes e procedimentos médicos.

“A campanha de doação de sangue nos templos religiosos reforça a importância da solidariedade e do cuidado coletivo. Ao levar essa ação para esses espaços de convivência e integração da população, ampliamos o acesso dos moradores a um gesto simples, mas fundamental, que salva vidas”, destacou o secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho.

O subsecretário de Assuntos Religiosos, Alex Sandre, ressaltou a relevância da mobilização no período. “Dezembro é um mês em que aumentam os acidentes e, ao mesmo tempo, diminui o número de doações. Cada pessoa que doa sangue pode salvar até quatro vidas. É um gesto de amor ao próximo”, disse.

A médica hemoterapeuta do Hemorio, Renata Esteves, comentou sobre o impacto da ação. “No fim do ano, o número de doações cai bastante, mas a demanda cresce. Essa campanha é um verdadeiro resgate de vidas. Quem doa está ajudando pacientes que aguardam cirurgias ou enfrentam situações graves de saúde”, explicou.

“Trazer a doação para perto de onde a gente mora facilita muito. Muitas vezes não conseguimos ir a outras cidades por causa do trabalho. Doar é importante porque sabemos que estamos salvando vidas”, comentou Ananias Rosa das Neves, morador Inoã.

Para garantir a segurança dos doadores, a equipe seguiu os protocolos do Hemorio, incluindo orientações sobre alimentação, álcool e intervalos mínimos entre doações. Todo o material utilizado foi estéril e descartável.