Avião cai na Índia com mais de 242 pessoas a bordo, polícia local admite que não há sobreviventes

Avião cai na Índia com mais de 242 pessoas a bordo, polícia local admite que não há sobreviventes

12/06/2025 0 Por Francisco Avelino

242 pessoas seguiam a bordo da aeronave. Portugueses têm dupla nacionalidade. Pelo menos 100 corpos já foram retirados dos escombros do edifício no qual o avião embateu.

Um avião da Air India despenhou-se esta quinta-feira, 12 de junho, no aeroporto de Ahmedabad, na cidade de Ahmedabad, no oeste da Índia, informaram os canais de televisão daquele país.

Segundo a Reuters, seguiam a bordo 242 pessoas (incluindo onze crianças), entre as quais sete portugueses, assim como 169 indianos, 53 britânicos e um canadiano. Um dos passageiros é Vijay Rupani, um antigo governante do Estado indiano de Gujarate.

Pelo menos 100 corpos já foram retirados dos escombros do edifício no qual o avião embateu e levados para o hospital, informou a polícia indiana.

Segundo a Air India, “os feridos estão a ser levados para os hospitais mais próximos”.

A embaixada de Portugal em Nova Deli está em contacto com as autoridades indianas e o ministro dos Negócios Estrangeiros, Paulo Rangel, que está a tentar reunir toda a informação possível sobre o incidente, para confirmar a presença de portugueses no voo.

O embaixador Luís de Almeida Sampaio, após contactar com o embaixador português em Nova Deli, confirmou à SIC Notícias a presença de sete portugueses no voo, provenientes do Estado indiano de Gujarate. Os serviços consulares vão avaliar caso a caso.

“Temos a informação de que estariam sete cidadãos com nacionalidade portuguesa a bordo. São pessoas com dupla nacionalidade, portuguesa e indiana. Provavelmente têm residência em Inglaterra. Estamos a averiguar, mas há relatos de que há sobreviventes. Queremos expressar as condolências aos familiares das pessoas que faleceram”, adiantou o secretário de Estado das comunidades, Emídio Sousa, ainda sem conseguir detalhar se as vítimas com nacionalidade portuguesa são da mesma família.

O primeiro-ministro português também já reagiu ao acidente, manifestando “profunda consternação”. “Foi com profunda consternação que tomei conhecimento do trágico acidente de aviação na Índia, no qual seguiam 7 cidadãos com nacionalidade portuguesa. Em meu nome e do Governo, quero expressar votos de pesar e profunda solidariedade para com os familiares das vítimas”, escreveu na rede social X.

O avião, um Boeing 787-8 Dreamliner, tinha como destino o aeroporto de Gatwick, em Londres, no Reino Unido, informou a Air India.

O acidente ocorreu cinco minutos após a descolagem e o avião caiu numa zona residencial, avançam os canais de televisão indianos. “O edifício onde o avião caiu é um alojamento médico… limpámos quase 70% a 80% da área e vamos limpar o resto em breve”, disse um alto responsável da polícia aos jornalistas.

Uma mãe disse à agência de notícias indiana ANI que o seu filho saltou do segundo andar do edifício aquando do embate do avião e que, embora tenha sofrido alguns ferimentos, está a salvo.

As imagens mostraram destroços em chamas, com um fumo negro e espesso a subir para o céu perto do aeroporto, assim como pessoas a ser transportadas em macas e em ambulâncias.

“O voo AI171, a operar entre Ahmedabad e Londres Gatwick, envolveu-se num incidente hoje, 12 de junho de 2025. Neste momento, estamos a apurar os detalhes”, escreveu a Air India na rede social X.

De acordo com o controlo de tráfego aéreo do aeroporto de Ahmedabad, a aeronave descolou às 13h39 (hora local) da pista 23 e emitiu uma chamada de “Mayday”, sinalizando uma emergência, mas depois disso não houve resposta da aeronave.

A Air India informa também que criou uma linha direta dedicada aos passageiros, no número 1800 5691 444, para fornecer mais informações.

A Air India assegura que está a cooperar totalmente com as autoridades que estão a investigar o incidente.

A companhia aérea divulga mais informações através de atualizações regulares em (https://x.com/airindia) e no site http://airindia.com.

EPA/SIDDHARAJ SOLANKI