Brasil vence os Estados Unidos na abertura do Global Tour Beach Handball, em Maricá

Brasil vence os Estados Unidos na abertura do Global Tour Beach Handball, em Maricá

27 de abril de 2023 0 Por Francisco Avelino

Evento internacional começou na quarta-feira (26/04) com a participação de atletas de handebol de sete países

A equipe do Brasil venceu os Estados Unidos, nas categorias feminina e masculina, na abertura da 1ª etapa do Global Tour Beach Handball, torneio da Federação Internacional de Handebol (IHF), que aconteceu na noite de quarta-feira (26/04), na arena montada na Avenida João Saldanha, na Barra de Maricá. Com entrada gratuita, a arena é a maior já vista em um evento da modalidade, com capacidade para cerca de 3.500 pessoas.

A equipe feminina do Brasil ganhou os Estados Unidos com placar de 29×8, no primeiro tempo, e de 24×4 no segundo. A equipe masculina venceu de 21 x16, no primeiro tempo; e de 22 x 12, no segundo. Além do Brasil e Estados Unidos, a etapa terá participação das seleções do Portugal, Argentina, México, Uruguai e Chile com jogos que acontecem até o próximo domingo (30/04). O evento tem apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

“Maricá é uma cidade que tem vivido a prática esportiva como um valor importante para o município. Este evento está movimentando a cidade e fomenta positivamente a economia, como o setor hoteleiro e os restaurantes. Os moradores de Maricá e os nossos alunos da rede municipal também passam a conhecer mais esse esporte”, disse o prefeito Fabiano Horta.

Para o diretor de handebol de praia da Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), Gulliver Esteves, a competição ajuda a pleitear uma vaga nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028, e o município está mais do que preparado para receber a etapa. “Esse é mais um passo dado até o nosso objetivo final: queremos mudar a realidade em nosso país e também no mundo. A etapa do Global Tour é um evento que a gente está fazendo em parceria com a Prefeitura de Maricá. Estamos mostrando que a cidade, além de ser a capital nacional do handebol de praia, agora é a capital internacional da modalidade, sendo uma referência mundial”, afirma.

Esporte fomenta o turismo na cidade

Maricá vem se consolidando como a capital do handebol de praia. No ano passado, o município sediou a Copa do Brasil Juvenil e Adulto, o Campeonato Brasileiro de Seleções e também o Desafio Internacional, que, além do Brasil, teve participação dos Estados Unidos e da Argentina.

Em setembro de 2022, a cidade sediou o “Maricá Capital Nacional do Handebol de Praia” com a realização do Campeonato Brasileiro de Seleções, a Copa do Brasil, o Campeonato Carioca – as três competições nas categorias adultas e juvenis – e o Desafio Internacional, com Brasil x Argentina, no feminino; e Brasil x EUA, no masculino. O grande evento reuniu cerca de dez mil pessoas na Praia da Barra, para assistir aos jogos, fomentando o turismo esportivo na cidade.

Devido ao aumento do fluxo de turistas, a capacidade de hospedagem de hotéis e pousadas do município chegou a 95% dos leitos ocupados. Foram reservados 560 quartos nos hotéis e pousadas da cidade para as equipes técnicas dos times participantes.

Handebol de Praia (Beach Handball)

O Handebol de Praia tem muita similaridade com o Handebol tradicional, cujo objetivo é marcar mais gols que o adversário. O esporte é disputado em dois tempos de 10 minutos, com intervalo de cinco entre os períodos. Em caso de empate em um dos períodos, é realizada uma jogada extra em que a equipe que marcar primeiro vence. Será ganhador o time que vencer os dois tempos. Caso haja empate, acontece o chamado “shoot-outs”, que são tiros de seis metros para definir um vencedor. Cada equipe terá cinco oportunidades de arremesso.

Programação de quinta-feira (27/04):

10h00 – Uruguai x Estados Unidos (masculino)
10h50 – Estados Unidos x México (feminino)
11h40 – Portugal x China (masculino)
12h30 – Brasil x Argentina (feminino)
13h20 – Brasil x Argentina (masculino)
16h00- Argentina x China (masculino)
16h50 – Argentina x China (feminino)
17h40 – Estados Unidos x Portugal (masculino)
18h30 – Brasil x México (feminino)
19h20 – Brasil x Uruguai (masculino)