Maricá participa do lançamento do Movimento Catarinense pela Tarifa Zero
14 de abril de 2023Evento discutiu políticas para o avanço do transporte gratuito em todo o país
A Prefeitura de Maricá, por meio da Empresa Pública de Transportes (EPT), enviou representantes, na quinta-feira (13/04), para o lançamento do Movimento Catarinense pela Tarifa Zero (MCTZ), que foi promovido pela Frente Parlamentar em Defesa do Transporte Público, Mobilidade e Tarifa Zero, na Câmara Municipal de Garopaba, em Santa Catarina. A cidade catarinense adotou o transporte com tarifa zero em março deste ano.
O MCTZ, tem por objetivo unir vereadores, prefeitos, deputados, acadêmicos e ativistas para debater, promover e dar suporte técnico e político para a aprovação da proposta de emenda constitucional do Sistema Único de Mobilidade, além de apoiar a implementação da tarifa zero nas cidades catarinenses.
A EPT participou da mesa de debate com o tema “Os caminhos para a tarifa zero e a PEC da regulamentação do transporte como direito social” que teve como mediador o professor, economista, doutor em geografia (UFSC) e vereador de Florianópolis, Afrânio Boppré.
O presidente da EPT, Celso Haddad, falou sobre as experiências na gestão dos modais de Maricá, do crescimento da demanda, da necessidade de deslocamento da população e ressaltou a economia de R$ 161 milhões, em 2022, gerada para a população. Para ele, é gratificante ver Garopaba iniciando a operação do transporte coletivo de tarifa zero.
“Maricá é reconhecidamente a cidade modelo do país na implantação dos modais de transporte (vermelhinho e vermelhinha) de Tarifa Zero. A interação entre as cidades é imprescindível para que toda a população brasileira tenha seu direito social ao transporte assegurado”, afirmou Haddad.
Vereador de Garopaba (SC), Jean Ricardo Antunes, considera fundamental para a expansão da gratuidade no transporte no país, as experiências bem-sucedidas de Maricá. “Foi com alegria que a gente recebeu a comitiva de Maricá, um exemplo para todos nós na implementação da Tarifa Zero. Tenho certeza que a experiência que trocamos neste encontro vai proporcionar melhorias no nosso sistema de transporte. Queremos a tarifa zero em todo país. Uma política construtiva de direitos das pessoas”, declarou Jean.