Palestras do segundo dia da Expo Maricá destacam importância de investimentos em saúde e saneamento
13 de novembro de 2022Os projetos em biotecnologia na área de saúde e os investimentos em saneamento foram os destaques das palestras de sexta-feira (11/11), no segundo dia da Expo Maricá, a tradicional feira empresarial da cidade, que acontece até sábado (12/11) no Esporte Clube Maricá, no Centro. O Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM) apresentou as ações feitas pelo órgão no combate ao coronavírus durante a pandemia, como o laboratório de biologia molecular para realização de testes de covid e a Pesquisa Sentinela Maricá, com o mapeamento da doença e as ações de prevenção.
Amílcar Tanuri, virologista, chefe do Laboratório de Biologia Molecular da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e consultor do ICTIM, afirmou que as vacinas ajudaram a diminuir drasticamente os efeitos da doença e reforçou a necessidade de todos aderirem à imunização. “A pesquisa apontou que 70% das pessoas com as doses de reforço não sentiram os efeitos da doença. Por isso, é importante que todos se vacinem”, disse Tanuri, que participou do painel com o chefe de gabinete do ICTIM, Carlos Senna, e o biólogo e doutor em biotecnologia do Laboratório Dr. Francisco Rimolo Neto (Lacen), Thiago Frauches.
Outro tema abordado neste segundo dia foi o trabalho desenvolvido pela Companhia de Saneamento de Maricá (Sanemar), autarquia da prefeitura criada em 2019. Segundo a presidente Rita Rocha, a empresa realiza todo trabalho de operação e manutenção da rede de esgoto e oferece serviços de limpeza de fossa à população. Rita também falou das próximas ações da Sanemar. “Temos duas obras previstas para janeiro, que é a construção de 40 km de redes de esgoto em Ponta Negra e outros 110 km no Jardim Atlântico Leste, em Itaipuaçu. Também vamos substituir, a partir do próximo mês, parte da rede do Centro que vai até a estação de Araçatiba”, adiantou Rita.
No período da tarde, o diretor de Ensino, Pesquisa e Extensão do Instituto Federal Fluminense (IFF), Mendel Aleluia, apresentou as perspectivas sobre a educação profissional no Brasil, mostrando a relação entre ensino médio e os cursos técnicos.
Dicas de acesso a crédito para empreendedores
O segundo dia da Expo Maricá também contou com evento ministrado por especialistas do Sebrae RJ, com orientações para micro e pequenos empreendedores obterem crédito financeiro, seguida de apresentações dos representantes de instituições financeiras presentes na feira, que mostraram seus produtos voltados à expansão de pequenos negócios.
A consultora do Sebrae, Maria Cláudia, abriu sua fala com o dado de que, em maio de 2021, 60% das pequenas empresas no Brasil tinham seus pedidos de crédito recusados pelas instituições financeiras. Ela atribuiu essa dificuldade à ausência de uma administração financeira eficiente. “Para obter crédito, o empreendedor precisa entender sua situação no momento do pedido, manter suas informações cadastrais atualizadas, negociar prazos com fornecedores e separar o caixa da empresa das contas pessoais. Isso dará ao empresário a exata dimensão de quanto necessita para seu plano”, explicou.
A especialista mencionou ainda os chamados 5C do crédito, um conjunto de requisitos que qualquer instituição financeira leva em conta ao receber um pedido de empréstimo: caráter (nome limpo, como pessoa física e jurídica); capacidade de pagamento; capital (análise do patrimônio e das declarações de Imposto de Renda); colateral (garantias que podem ser oferecidas); e condições, que é uma checagem da saúde da empresa e da viabilidade do plano de negócios.
“Como regra, o não cumprimento de qualquer um desses cinco requisitos pode fazer com que a instituição negue a solicitação. Por isso, é fundamental manter uma gestão financeira impecável, que também funciona para reduzir custos e gastos desnecessários, reduzindo um pouco a necessidade de empréstimos”, finalizou Maria Cláudia.
Serviço:
Data: 10, 11 e 12 de novembro
Horário: das 14h às 23h
Entrada gratuita
Local: Esporte Clube Maricá
Endereço: Rua Álvares de Castro, 172 – Eldorado, Maricá
Programação do auditório da Expo Maricá:
Sábado (12/11)
15h – Economia da Funcionalidade e da Cooperação
Palestrante: Marcio Campos – Diretor de Tecnologia do Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Amanda Xavier – Professora da UFRJ e Francisco Duarte – Professor da UFRJ
16h – Água, fonte da Vida – Você sabe o que é um Comitê de Bacia Hidrográfica, como se faz a preservação de nossas águas e quais os atores que colaboram pra isto?
Palestrantes: membros do Subcomitê Maricá – Guarapina.