Prefeitura de Maricá encerra Festival de Pesca no Caiaque com 100 quilos de pescados capturados

Prefeitura de Maricá encerra Festival de Pesca no Caiaque com 100 quilos de pescados capturados

25/01/2026 0 Por Francisco Avelino

Evento contou com mais de 700 pescadores locais e visitantes em um fim de semana marcado por atividades ao ar livre

Foto: Thamyris Mello

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Pesca, encerrou neste domingo (25/01), na Praia de Itaipuaçu, a 4ª edição do Festival Caiaque Fishing Maricá 2026. O evento reuniu mais de 700 pescadores locais e visitantes e resultou na captura de 100 quilos de pescados, em um fim de semana marcado por confraternização, lazer e atividades ao ar livre.

Logo pela manhã, os competidores foram ao mar com seus caiaques para a etapa de pesca. A iniciativa reuniu atletas, apaixonados pela pescaria e o público em geral, que também pôde acompanhar a programação cultural, incluindo o show musical de encerramento. O festival contou ainda com premiação para os competidores com maior quantidade de pescados, além da distribuição de brindes para os demais participantes.

O evento foi realizado em parceria com a Companhia Maricá, Arte, Roteiros e Experiências (Maré), a Secretaria de Promoção de Eventos, a Secretaria de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar).

“Este festival é um sucesso em Maricá e, a cada ano, vem reunindo mais participantes. Tivemos pescadores da Região dos Lagos, do Rio de Janeiro, da Baixada Fluminense e de outras regiões do estado. Foi um evento incrível e certamente ficará na memória de quem participou”, destacou o secretário de Pesca, Xandi de Bambuí.

Os pescados capturados durante o evento foram entregues à Secretaria de Pesca, que realiza ações de distribuição para famílias do município. Além da competição, a programação contou com atividades de educação ambiental, conduzidas por colaboradores da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), com a distribuição de sacolas retornáveis para incentivar o descarte correto de resíduos.

Para o morador de Nova Iguaçu, Jansen Ribeiro, participar do festival foi a oportunidade de vivenciar uma experiência especial. “Sempre que tenho oportunidade, estou no mar. Foi meu primeiro festival e espero participar de muitos outros, porque foi muito bom”, afirmou.