Maricá: Show-tributo a Paulinho da Viola leva centenas de pessoas a São José do Imbassaí
20/12/2025Projeto em homenagem aos 83 anos do sambista teve, ainda, oficina-aula de música com alunos da Escola de Idosos da cidade
Fotos: Julios Costa
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, promoveu uma oficina de música e um show do projeto “Timoneiro – Homenagem aos 83 anos de Paulinho da Viola”. Estudantes da Escola de Idosos participaram de uma aula diferente, na Casa de Cultura, no Centro, e puderam aprender mais sobre a vida e obra do artista que é ícone da arte brasileira. À noite, centenas de pessoas acompanharam a apresentação na Praça Gilmar dos Santos Trindade, em São José de Imbassaí.
“Música boa não tem idade, é atemporal. O que era bom, continua bom. O que acontece é que, infelizmente, a gente vê que muitas vezes as músicas boas acabam ficando para trás e os jovens não acessam. O projeto presta essa homenagem ao Paulinho da Viola mas também nos ajuda a não esquecer do samba, da música boa”, afirmou o músico JP Silva, que deu a aula e cantou os grandes sucessos do artista.
A apresentação em São José do Imbassaí atraiu centenas de pessoas. No palco, JP Silva enfileirou os maiores sucessos de Paulinho da Viola e embalou maricaenses de diferentes gerações que tiveram sua história marcada pela longa carreira do sambista.
Aula de vida
Na Casa de Cultura, no Centro, os alunos da Escola de Idoso puderam participar de mais uma atividade fora da sala de aula. Para a diretora do polo de Itaipuaçu, Christiane Farias, a participação neste evento garante o desenvolvimento dos estudantes ao conversar diretamente com a realidade deles:
“É mais uma atuação importante fora da sala e aula. Essa atividade com o samba fala com eles e toca na memória, nas experiências. São músicas que fazem parte da vida dos estudantes. Eles relembram, socializam, vivem e aprendem”, explicou.





