Maricá promove o 1º Seminário de Gestão da Vigilância em Saúde e debate avanços e estratégias para a área

Maricá promove o 1º Seminário de Gestão da Vigilância em Saúde e debate avanços e estratégias para a área

19/12/2025 0 Por Francisco Avelino

Evento reúne gestores e profissionais de saúde no auditório da Codemar, com diálogos, reflexões e compartilhamento de experiências de sucesso

Foto: Cauã Santana

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o 1º Seminário de Gestão da Vigilância em Saúde do município no auditório da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), no Centro. O encontro, que ocorreu na quinta-feira (18/12), contou com a presença de gestores, técnicos e profissionais da rede municipal para debater estratégias, apresentar experiências exitosas e fortalecer a atuação integrada da Vigilância em Saúde na cidade.

Ao longo da programação, o fórum promoveu uma programação técnica e institucional, com mesas de abertura, apresentações das gerências que compõem a Vigilância em Saúde e o compartilhamento de experiências bem-sucedidas desenvolvidas em Maricá, reforçando o compromisso da gestão municipal com a qualificação contínua dos serviços e a melhoria do cuidado oferecido à população em várias frentes.

O secretário de Saúde, Dr. Marcelo Velho, destacou a importância do evento como espaço de diálogo, avaliação e planejamento.

“A Vigilância em Saúde é um dos pilares do Sistema Único de Saúde. Promover um seminário como este é fundamental para alinhar estratégias, reconhecer o trabalho das equipes e avançar na construção de políticas públicas cada vez mais eficientes, integradas e resolutivas para a população de Maricá”, afirmou.

A superintendente de Vigilância em Saúde, Daniella Bittencourt, pontuou o impacto da atividade para integrar as equipes e apresentar diversos avanços obtidos.

“Realizar o primeiro seminário desse tipo em Maricá é de suma importância, pois conseguimos ter um panorama ainda melhor de tudo que já fizemos e onde precisamos avançar ainda mais. É essencial esse momento de diálogos, construção coletiva e apresentação dos resultados que alcançamos. Conseguimos construir uma equipe robusta e fortalecer a integração com toda a rede, o que faz a diferença, refletindo nos serviços da ponta”, pontuou.

Programação diversa e qualificada

A programação da manhã contou com a mesa de abertura, que reuniu autoridades da Secretaria Municipal de Saúde, seguida da apresentação do Panorama da Vigilância em Saúde de Maricá em 2025, além de exposições das gerências administrativas e técnicas. Também foram apresentadas experiências exitosas, como ações voltadas à atenção à saúde do trabalhador na Atenção Primária, reforçando a integralidade do cuidado.

No período da tarde, o seminário seguiu com apresentações das gerências de Vigilância Sanitária, Vigilância Ambiental, Vigilância Epidemiológica, Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) e do Serviço de Atendimento Especializado (SAE). Além disso, foram compartilhadas experiências relacionadas à desburocratização do licenciamento sanitário, à campanha de vacinação antirrábica animal e a iniciativas voltadas à prevenção combinada, como os eventos de PrEP para mulheres.

O encerramento do encontro foi marcado por uma palestra sobre estratégias para ampliação das doses aplicadas no município, dentro do programa Imuniza+, seguida da finalização oficial do seminário.

O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Sandro Ronquetti, ressaltou a importância do encontro para o controle social das ações de saúde.

“Esse evento foi de suma importância, porque a Vigilância em Saúde é a base, que oferece todo o caminho a ser seguido nos serviços de saúde. Isso embasa e qualifica os serviços da rede e, como Conselho Municipal, estamos presentes para fortalecer o controle social dessas ações, caminhando juntos pela saúde de Maricá”, concluiu.