
Maricá leva experiência da Tarifa Zero à Câmara dos Deputados em debate nacional sobre transporte público gratuito
21/10/2025Com 115 mil embarques diários e frota própria de 158 ônibus, município fluminense consolida modelo como política pública de sucesso há 11 anos
Foto: Vinícius Manhães
A Prefeitura de Maricá será destaque nesta terça-feira (21/10) em audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, que vai debater a Tarifa Zero. Na cidade, a gratuidade é realidade há 11 anos e se consolidou como uma política pública de sucesso. A sessão será realizada na Comissão de Desenvolvimento Urbano, às 16h.
O presidente da Empresa Pública de Transportes (EPT) de Maricá, Celso Haddad, representará o município e apresentará os resultados da experiência local com o transporte gratuito.
“O que vamos dizer sobre a nossa experiência é que, 11 anos após a implementação da Tarifa Zero em Maricá, os impactos positivos são notáveis. Atualmente, a cidade opera com uma frota de 158 ônibus, que atendem 49 linhas e ligam todos os bairros. São registrados, em média, 115 mil embarques diários. A economia para a população com as passagens que deixam de ser pagas chegou, entre janeiro e agosto de 2025, a R$ 127,4 milhões (cálculo que leva em conta a média das passagens de cidades vizinhas, de R$ 5,21)”, adiantou Celso Haddad.
Além de Celso Haddad, também participam do debate: Ivana Moura (Secretária de Representação da Associação Brasileira dos Municípios – ABM), Maria Luiza Côrtes (Movimento Tarifa Zero RJ), Sebastião Melo (Prefeito de Porto Alegre/RS e 1º Vice-Presidente da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos – FNP), Matteus de Paula Freitas (Diretor-Técnico da Associação Nacional das Empresas de Transporte Urbano – NTU) e Thiago Trindade (Vice-Diretor do Instituto de Ciência Política da Universidade de Brasília – UnB). A audiência foi requerida pelo deputado Jilmar Tatto (PT-SP).