
Prefeitura de Maricá realiza força-tarefa para atender demandas dos moradores
15/07/2025Ação integrada da Somar e secretarias municipais garante início de obras de recapeamento, planejamento de áreas de lazer e melhorias na acessibilidade urbana
Foto: Bernardo Gomes
A Prefeitura de Maricá, por meio da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), realizou nesta terça-feira (15/07) uma força-tarefa integrada no loteamento Dom Felipe, em São José do Imbassaí, e no bairro de Guaratiba, com o objetivo de atender diversas demandas da população. Entre as principais solicitações estão obras de mobilidade urbana, acessibilidade, construção de áreas de lazer, recapeamento asfáltico, padronização de calçadas e intervenções para combater alagamentos em períodos de chuva intensa.
A comitiva formada por autoridades da Somar e das secretarias de Juventude e Participação Popular; Direitos Humanos; Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida; e Promoção de Eventos percorreu ruas dos bairros ouvindo moradores e anunciando providências. No loteamento Dom Felipe, o presidente da Somar, Paulo de Araújo, afirmou que o recapeamento asfáltico terá início imediato:
“Não dá para pensar em desenvolvimento econômico e social sem preparar os bairros. Não queremos ruas sem asfalto, ruas com lama, com poeira, casas invadidas por águas em épocas de chuva, e é esse o trabalho que estamos fazendo conjuntamente com outros órgãos da Prefeitura. Estamos aqui para ouvir a população”, declarou.
A comunidade também solicitou a criação de áreas de lazer. A diretora da associação de moradores local, Roberta Lavra, ressaltou a importância de espaços destinados às crianças. “Espaços de lazer são fundamentais, principalmente agora que as crianças estão em período de férias”, comentou.
O presidente da Somar reforçou o compromisso com a saúde e o bem-estar da população. “Esse espaço aqui é utilizado para caminhada. As pessoas querem cuidar da saúde, mas, para isso, precisam de equipamentos públicos. É por isso que estamos aqui, ouvindo a população e afirmando que vamos atendê-los”, garantiu Paulo de Araújo.
As intervenções de acessibilidade nas proximidades do Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara também estão no cronograma da Prefeitura e devem ser iniciadas em até três meses, a partir da autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado do Rio de Janeiro (DER-RJ), responsável pela rodovia.
A subsecretária de Juventude e Participação Popular, Yeza Aguiar, destacou a importância da atuação conjunta entre poder público e associações de moradores.
“É o governo colocando as associações de moradores como ponto focal, ouvindo a demanda da população para que consigamos desenvolver a cidade junto com os moradores”, afirmou.
A ação contou ainda com a presença do secretário de Direitos Humanos, João Carlos de Lima (Birigu); da secretária Especial de Promoção das Comunidades e do Minha Casa, Minha Vida, Bruna Tavares; e do secretário de Promoção de Eventos, Rony Peterson.