Indígenas realizam oficinas de pintura com público da Flim
7 de novembro de 2024Atividade aconteceu nesta quinta-feira (07/11) e foi ministrada pela historiadora Carol Potiguara
Foto: Bernardo Gomes
A Secretaria de Cultura de Maricá promoveu na tarde desta quinta-feira (07/11) um palestra e oficina de pintura com integrantes das aldeias indígenas da cidade (Mata Verde Bonita e Céu Azul) na Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que acontece até dia 10/11 na orla do Parque Nanci.
“É cultural a pintura, a arte e o grafismo indígena. Para fazer as pinturas, a gente usa açafrão da terra, urucum natural e Jenipapo. Se conectar com a arte é incrível, principalmente feita com produtos naturais. ”, explicou a professora de história, Carol Potiguara, que ministrou a palestra e a atividade de pintura corporal.
No espaço também aconteceram cantos de línguas nativas, dança, histórias e saberes das culturas indígenas, além de roda de conversa sobre preservação ambiental, tradições culturais e arte dos povos.
Moradora de Itaipuaçu, Jessica Melo comentou do interesse pessoal pela cultura indígena e da beleza dos produtos feitos por eles. “Eu sou nascida em Belém do Pará e particularmente gosto muito da cultura indígena. O canto deles, as pinturas e as danças são maravilhosos”, disse.
Flim 2024:
A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim) acontece na orla do Parque Nanci e vai até o dia 10 de novembro. Para acompanhar a programação completa e as atividades em tempo real, acesse as redes sociais da Flim (@flimrj) e da Prefeitura de Maricá (@prefeiturademarica) ou o site: www.flimmarica.com.br.