Experiências sensoriais foram atrações da Flimzinha deste domingo (03/11)
3 de novembro de 2024Crianças participaram do percurso sensorial que explorava os cinco sentidos
Foto: Anselmo Mourão
As experiências dos sentidos (olfato, paladar, visão, audição e tato) atraíram a garotada para a Flimzinha, área destinada ao público infanto-juvenil da Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), que acontece até o dia 10 de novembro, na orla do Parque Nanci. No percurso sensorial, as crianças tiveram os olhos vendados com o intuito de sentir e explorar todos os cinco sentidos do ser humano.
O percurso guiado pelo educador Paulo Balado era formado por caixas de papelão fechadas com uma passagem para colocar a mão, frascos com líquidos para que os participantes pudessem sentir o odor, além de uma caixa de música e balas com diversos sabores.
“O ideal é que as crianças identifiquem não necessariamente o que tem dentro das caixas, mas que elas explorem os sentidos, dizendo se alguma coisa é dura, macia, fofo, gosmento e pegajoso. Também temos garrafas com odores para eles identificarem e sentirem se é agradável ou desagradável. Temos caixa sonora com vários áudios diferentes. E, por último, trouxemos balas com diversos sabores que eles vão dizer se é macio, duro, doce ou azedo. Fizemos uma brincadeira com todos os sentidos”, disse.
Participantes avaliam a experiência
Apreciando a participação da sua filha Lis, de 3 anos, na experiência sensorial, Luzia Helena, de 40 anos, falou sobre ter atividades como essas dentro da Festa Literária Internacional de Maricá. “Ali tinha um rolo aveludado, ela sentiu cheiro de café, alvejante. Achei bem legal a ideia”, avaliou a administradora e moradora de São José do Imbassaí.
Miguel de Souza Aguiar, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Alfredo Nicolau, colocou a mão dentro da caixa para descobrir o que havia dentro do recipiente. “Quando eu botei a mão, eu percebi que era um slime (um brinquedo com textura mole). Também senti o cheiro de sabão em pó, pó de café e de limão”, contou.
Sua mãe, Gisele Siqueira, de 47 anos, avaliou como positiva a experiência dentro da Flim. “Essa parte sensorial é ótima. A curiosidade das crianças fica muito aguçada. Estávamos lá dentro da tenda e ele quis vir aqui fora para saber o que estava acontecendo”, disse a professora que elogiou a organização da Flim. Esse espaço aqui ficou muito bem distribuído e ficou melhor para conhecermos as atividades”, completou.
A Festa Literária Internacional de Maricá (Flim), acontece na orla do Parque Nanci e vai até o dia 10 de novembro. Para acompanhar a programação completa e as atividades em tempo real, acesse as redes sociais da Flim (@flimrj) e da Prefeitura de Maricá (@prefeiturademarica).