Arraial do Cabo vai iniciar o projeto de cinoterapia com cadela da Guarda Municipal
4 de julho de 2024Texto: Kelen Moreira
A Secretaria de Segurança Pública apresentou, nesta quinta-feira (4), a nova modalidade a ser trabalhada pela Guarda Municipal (GCM) em Arraial do Cabo: a cinoterapia. É uma terapia facilitada assistida por cães que auxilia no processo terapêutico, utilizada em conjunto com tratamentos médicos e com outros profissionais, como psicólogos, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. Em evento organizado no Centro Cultural Manoel Camargo, a cadela Bonnie, da raça Golden Retriever, que será utilizada no projeto foi apresentada.
Bonnie vai realizar trabalhos com pacientes em hospitais, escolas e principalmente com crianças portadoras de algum transtorno que são assistidas na Casa do Autista. “A cadela já é específica para esse tipo de trabalho, para mostrar que o canil trabalha dentro da segurança pública, mas também tem projetos que fazem bem para a comunidade”, afirmou Laura Antunes, responsável pelo canil da GCM.
Além disso, o encontro mostrou o trabalho do canil para a sociedade, explicando como funciona, os benefícios dos cães de polícia e os trabalhos prestados por eles na segurança do município. O canil da Guarda Municipal de Arraial do Cabo é muito importante e participa de diversas operações feitas em conjunto com várias instituições, como a Polícia Federal, a Polícia Civil, Bombeiros, não só de Arraial, como também de Cabo Frio.
“Os nossos cães trabalham nos grandes eventos da cidade, proporcionando segurança e ordem para a população. Esse projeto da Cinoterapia com a nossa cadela Bonnie, que chegou especialmente para isso, vai ser muito bom para todos”, afirmou a Secretária de Segurança Pública Magda Fraga.
Participaram do evento a Polícia Civil da 132GP, Corpo de Bombeiros, Comando da Guarda Municipal, e a Guarda Civil Municipal de Macaé.