Centro de formação em ‘esports’ e desenvolvimento de jogos: legado do Maricá Games é entregue
19 de junho de 2024Espaço, no Galpão Tecnológico em Inoã, tem ainda estúdio completo para gravar podcast gratuitamente
Foto: Elsson Campos
A Prefeitura de Maricá e a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) lançaram, nesta terça-feira (18), o Hub Maricá Games, no Galpão Tecnológico, em Inoã. O espaço faz parte do legado da maior feira gamer do Rio de Janeiro, que neste ano realizou sua terceira edição.
A iniciativa é voltada para capacitação e formação da população local em atletas de esports (jogadores profissionais de videogames), abrangendo modalidades olímpicas. Serão oferecidos, também, cursos na área desenvolvimento de jogos.
“Depois da terceira edição do Maricá Games, pensamos em que tipo de legado o evento poderia deixar. Chegamos à conclusão de que deveria ser um espaço onde a juventude de Maricá que gosta de jogos eletrônicos pudesse se encontrar para aprender mais, para fazer amigos e formar equipes para ter mais experiências”, afirmou Hamilton Lacerda, presidente da Codemar.
O mercado de jogos eletrônicos é um dos que mais crescem atualmente. A arena permanente de jogos insere Maricá no circuito, atraindo amantes dos jogos, mas também investidores do setor.
Atletas
Pedro Mota, diretor de Indústria, Energia, Tecnologia e Inovação da Codemar, explicou que o espaço será um centro de treinamento para e-atletas e uma escola para desenvolvedores.
“Aqui serão formadas equipes que terão todo o suporte para competir e levar o nome de Maricá, com treinamento e equipe de apoio com psicólogo e fisioterapeuta, entre outros profissionais. Quem preferir o desenvolvimento poderá aprender a roteirizar jogos, modelar gráficos e tudo mais que é preciso. Tudo isso gratuitamente”, garantiu Pedro Mota.
Um dos cursos que já está sendo planejado pela equipe, segundo Pedro Mota, é o de árbitro de esports:
“É uma profissão que está surgindo com o aumento das competições de jogos eletrônicos. Então vamos formar esses jovens interessados para que, quando o mercado solicitar esses profissionais, eles já estejam prontos”, finalizou.
A arena gamer, o espaço de podcast e as salas de estudo e cursos são de uso público, mas dependem de agendamento. Se interessou e quer reunir os amigos para jogar? Basta acessar origem.codemar-sa.com.br e fazer o seu agendamento, que será aberto em breve.
Detalhes dos espaços
Arena Gamer – Local composto por 10 computadores com acesso à internet, onde jogadores da região poderão treinar e disputar torneios, mediante agendamento prévio pelo site origem.codemar-sa.com.br, tornando-se, assim, um polo de inclusão, aprendizagem e transformação social. Estão disponíveis todos os grandes jogos atuais, como LoL, Free Fire e outros.
Estúdio de podcast – MaricáPod – Ambiente com microfones, câmeras, som, equipamento de edição, corte e captação de áudio. A finalidade é fornecer um ambiente profissional e recursos técnicos para que criadores de conteúdo possam produzir e lançar podcasts na cidade. Este ambiente futuramente estará disponível para uso de interessados.
Sala de estudo e de desenvolvimento de games – Composta por 5 computadores com acesso à internet que possibilitará ao público pesquisar, realizar cursos, treinar e se desenvolver no mundo gamer, mediante agendamento prévio pelo site origem.codemar-sa.com.br. Futuramente serão ofertados cursos voltados ao universo gamer.
Game Mumbuquinha – Jogo educativo disponibilizado gratuitamente. Um personagem chamado Mumbuquinha, inspirado num aluno da rede pública de ensino, passeia por Maricá enfrentando desafios em diferentes cenários da cidade, transformando o aprendizado dos jovens em algo divertido e desafiador.