‘Corte LGBT Soberania da Cultura e Diversidade de Maricá’ foi eleita na sexta-feira (10/11)
12 de novembro de 2023A Prefeitura de Maricá promoveu na sexta-feira (10/11) a eleição da “Corte LGBT Soberania da Cultura e Diversidade” e o show da banda Cult – Pride no Movimento Cultural da Diversidade. O evento acontece junto a I Feira Cultural de Diversidade e Inclusão – Empreendedorismo e empregabilidade, na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, até este domingo (12/11), das 10h às 21h. A iniciativa é realizada pela Secretaria de Cultura em parceria com as secretarias de Participação Popular e Direitos Humanos, Assistência Social e Turismo; Coordenadoria LGBTQIA+; e apoio do Centro de Cidadania LGBTI.
“Sinto que estamos no caminho certo com esse movimento lindo que está acontece até domingo unido toda a diversidade de Maricá”, destacou Leandro Dasilva, titular da pasta de Cultura.
Durante o concurso de Rei e Rainha, os candidatos foram avaliados nos quesitos figurino, criatividade, originalidade e coreografia. O júri composto por convidados dos organizadores e pelo voto popular elegeu Taty Balinari como a rainha LGBT de Maricá e Vinny Leroux como o novo rei. “Vou representar e levar esse grande legado aqui em Maricá. Estou muito feliz. Sou gay e hoje sou rainha. Obrigada!”, afirmou a nova rainha LGBT de Maricá, Taty Balinari
9º Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Maricá acontece neste domingo (12/11)
Neste domingo (12/11) será realiza a 9º Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Maricá com concentração na Praça Conselheiro Macedo Soares (Praça do Turismo), a partir das 13h e saída 15h, com percurso até a Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro.
O coordenador de assuntos LGBTQIA+, da Secretaria Municipal de Participação Popular e Direitos Humanos, Carlos Alves, comentou sobre a Parada Orgulho LGBTQIA+. “É um evento magnífico e é importante avançarmos anualmente pelas causas do movimento LGBTQIA+. Essas iniciativas buscam a melhoria de vida e a luta pelos direitos humanos e dessa comunidade”, ressaltou.
O evento contará com abertura interreligiosa, shows performático, rodas de conversa e apresentações dos cantores Alex, Angel, Bruna Mandz, a Corte Soberana, DJ Mayara, entre outras atrações.
Mudança no trânsito
A Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária realizará mudança no trânsito da Rua Ribeiro de Almeida, no Centro, que ficará fechada para veículos no domingo (12/11) para passagem do trio elétrico da Parada do Orgulho LGBT. A via será interditada às 15h, quando começa a concentração na Praça Conselheiro Macedo Soares, e a saída do trio elétrico está prevista para as 15h30.
O trecho ficará fechado até a passagem do público e será reaberto ao trânsito logo em seguida. Será um circuito curto, da Rua Ribeiro de Almeida, passando pela Rua Domício da Gama até a Praça Orlando de Barros Pimentel, onde fica a Casa de Cultura. Equipes da Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária estarão no local controlando o fluxo de veículos e orientando os condutores.
Programação:
Sábado (11/11)
10h – Roda de conversa, empregabilidade e empreendedorismo LGBT+
15h – Roda de conversa Movimento Preto LGBT
17h – Palco aberto aos artistas livres
19h – Dj Fallon
20h – Show com Gabriel Kirton
21h – Dj Samantha Devill
Domingo (12/11)
10h – Roda de conversa Casamento LGBT+
14h – Abertura Interreligiosa
15h – Saída do trio em direção a praça Orlando de Barros Pimentel
15h30 – show do cantor Alex
16h – DJ Samantha Devill
17h – Abertura da parada da diversidade de 2023 com apresentação da Corte Soberana
18h – Ruasia
18h15 – DJ Mayara
19h – Ballroom
19h30 – Show com Angel
20h – Shows performáticos
21h – Show da Bruna Mandz
22h – DJ Mayara