Dia do teatro em Maricá

Dia do teatro em Maricá

19 de setembro de 2023 0 Por Francisco Avelino

Celebrando o Dia Nacional do Teatro, comemorado em 19 de setembro, a Prefeitura de Maricá destaca a biografia do professor de Educação Artística, diretor de teatro, dramaturgo e ator, Álvaro Ferreira, referência no que se refere às artes cênicas em Maricá. Atualmente, Álvaro, que mora na cidade há 39 anos, é coordenador de teatro na Secretaria Municipal de Cultura.

O professor começou a fazer teatro em 1972. Porém, sua história no município começou 1984. Ele conta que passou num concurso público do Estado Rio e foi dar aulas em Saquarema. Lá conheceu José Carlos Almeida e Silva, que era diretor na Escola Estadual Doutor João Gomes de Matos Sobrinho, em Inoã.
“Ele me convidou para fundar um grupo de teatro na escola. E em setembro de 1984, fundamos o Grupo DJota Teatro e Artes. A gente começou a fazer teatro com os alunos, montamos oficinas e transformamos o pátio da escola numa caixa cênica. Fizemos muitas apresentações até me aposentar, em 2011”.

O dramaturgo ilustra que o grupo teatral existe até hoje e que dessa turma surgiram nomes, como Rogério Bruno, Perseu Silva, Adriana Escotelari, Agnaldo Rodrigues e Bruno Marçal. Aliás, a grande maioria dos que fazem teatro em Marica começou com Álvaro Ferreira. “Desde 2011, lutamos por espaços para nos apresentar em Maricá. Em 2014, surgiu o CÉU com um teatrinho maravilhoso de 60 lugares, onde montamos espetáculos e oficinas”.

O Grupo DJota Teatro e Artes já montou mais de 40 espetáculos e conseguiu se classificar para oito espetáculos em dois festivais este ano.

História do Teatro

A história do teatro ocidental começou na Grécia Antiga, por volta de 550 a.C. As primeiras encenações eram durante os cultos religiosos, principalmente aos ligados a Dionísio, deus do vinho, da fertilidade e da diversão. Durante as colheitas de uvas, os gregos festejavam com música, dança e, é claro, representação.

No entanto, existem registros de que, mesmo de forma rudimentar, essa arte já estava presente no período pré-histórico. Por meio da dança e rituais, o homem primitivo já fazia teatro para expressar seus sentimentos, sua fé e contar histórias sobre a vida cotidiana. No antigo Egito, além dos deuses, os faraós também eram homenageados com rituais. Com o passar do tempo, formaram-se os grandes rituais que futuramente se transformaram em espetáculos.

O teatro evoluiu e deixou de ser um espetáculo religioso, abrangendo diversos temas. Porém, nunca deixou de ser o reflexo da cultura de um povo ou região.