Servidores são capacitados em Geoprocessamento

Servidores são capacitados em Geoprocessamento

25 de julho de 2023 0 Por Francisco Avelino

Curso acontece até esta quinta-feira (27/07) na EMAR e visa aumentar a produção de dados no sistema de informações para mapeamento imobiliário da cidade

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, iniciou nesta terça-feira (25/07) um curso avançado de Geoprocessamento para 12 servidores da área de Cadastro Técnico Imobiliário da Subsecretaria de Fazenda. O curso vai até a próxima quinta-feira (27), na Escola de Governo de Maricá (EMAR), e tem por objetivo mostrar aos profissionais como funciona no dia a dia a plataforma utilizada pelo programa Sinformar (Sistema de Informações de Maricá).

A ferramenta utilizada pelo Sinformar possibilita visualizar um mapa completo do município com imagens orbitais e imagens aerofotogramétricas. De acordo com o especialista Luiz Roberto Arueira, responsável por ministrar o curso, essas imagens possibilitam mapear e atualizar dados cartográficos e temáticos da cidade, de superfície terrestre, meteorológicos, avaliações de impactos ambientais, entre outros dados.

“Os profissionais do Cadastro Técnico Imobiliário lidam diariamente com os desafios no monitoramento de lotes, quadras, cadastro de logradouros, loteamentos e outras atividades voltadas para o imobiliário da cidade, como mudanças nos imóveis, por exemplo. O nosso objetivo é melhorar ainda mais a precisão e produção de dados por meio dessa plataforma para que continuemos auxiliando os servidores nesse monitoramento”, disse o especialista.

O secretário de Planejamento, Orçamento e Fazenda, Leonardo Alves, ressaltou a importância da produção de dados para o município: “Todos esses dados produzidos são imprescindíveis para termos não apenas o controle do imobiliário da cidade, mas sobretudo para direcionarmos as nossas políticas públicas com base na ciência de dados, nos auxiliando nas melhores tomadas de decisão”, disse.

O curso de Geoprocessamento foi uma parceria entre a Escola de Governo de Maricá (EMAR) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (Ibam).

Programa Sinformar

O Sinformar é uma plataforma de dados integrada implementada em Maricá com o objetivo de construir um sistema de inteligência coletiva, voltado à produção de dados, informações e conhecimentos sobre o município, diminuindo a burocracia.

A ferramenta foi criada para reunir, gerir, integrar e atualizar as informações, estabelecendo um canal de comunicação eficiente entre os órgãos municipais, subsidiando as políticas públicas e promovendo a participação popular e a transparência ativa das informações.

A ferramenta permite a integração entre os setores de aprovação e fiscalização da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Fazenda, facilitando o acesso às informações referentes ao controle do uso e ocupação do solo da cidade.

No sistema, haverá um mapa de Maricá, onde é possível anexar arquivos, fotos, documentações e outras informações que possibilitem a identificação do histórico completo de determinada construção.