Arraiá de Maricá 2023: Palco de Itaipuaçu recebeu bom público na primeira noite
1 de julho de 2023palco de Itaipuaçu do Arraiá de Maricá 2023 foi oficialmente aberto na noite desta sexta-feira (30/06) para receber a festa neste fim de semana (1º e 02/07) e também no próximo (dias 07, 08 e 09 de julho). A estrutura montada pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Turismo, fica na Rua Hélio Guapyassu de Sá (antiga Rua 66), entre as ruas Van Lerbergue (antiga 34) e Governador Leonel Brizola (antiga 35), e conta com 31 barraquinhas e um palco com 14 metros de largura e 10 metros de altura. Na primeira noite, os shows foram da maricaense Maiara Coboski e da dupla Junior e Gustavo, ambos com repertório sertanejo e pop.
A primeira apresentação foi a quadrilha da Secretaria de Políticas da Terceira Idade. Em seguida, Maiara Coboski subiu ao palco e animou o bom público presente. Ela agradeceu pela oportunidade de se apresentar entre as ‘pratas da casa’ de Maricá e contou à plateia sobre o início da carreira.
“Eu tive vários empregos e também vendia doces na praça do Ferreirinha quando fui convidada a participar desse projeto. Tenho muito orgulho de ser da terra e poder cantar para minha cidade”, ressaltou a moradora de Inoã.
Quando Maiara terminava seu show, os membros da quadrilha profissional Geração de Ouro (vinda de São João de Meriti, na Baixada Fluminense) já estavam posicionados para sua apresentação, cujo tema foi uma lenda indígena. Logo depois, foi a vez de Junior e Gustavo desfilarem uma série de sucessos do sertanejo universitário, com momentos de pagode e hits das redes sociais.
“Já tínhamos feito o Carnaval aqui e a gente sempre encontra muito carinho e animação do público. Também tem essa estrutura linda e organizada que a cidade monta pra gente cantar. É só chamar que ‘nóis’ volta de novo”, garantiu Junior ao lado do parceiro, ambos vindos de Santo Antônio de Pádua, no Norte Fluminense.
Público aprovou novo espaço
Para o público que foi ao local, o espaço do Arraiá também está aprovado. “Está bem organizado e muito bonito”, afirmou Lenilda Bandeira Dias, de 69 anos, ao lado do marido Paulo Dias, de 75, ambos moradores de Itaipuaçu há mais de 40 anos.
Já a pedagoga Paola Damas, de 37 anos, também é de Itaipuaçu mas mora há um ano em Salamanca, na Espanha. Ela disse que veio para ver a família e curtir o São João na cidade. “Lá eles não celebram os santos de junho como nós fazemos, como toda essa festa. E aqui está tudo lindo, bem montado e organizado, estou adorando”, disse Paola, ao lado da pequena Maria Flor, de 5 anos.
Robson Dutra, secretário de Turismo, garante que quem for ao espaço nesses dois fins de semana vai encontrar segurança e aconchego para se divertir. “Estamos utilizando esta área pública no coração de Itaipuaçu, onde montamos o palco e as barraquinhas e ainda disponibilizamos 150 banheiros químicos no entorno e três postos médicos. O Arraiá será uma experiência para eventos futuros neste local”, projetou Dutra.
O secretário recomenda ainda a quem for ao local para utilizar os ônibus Tarifa Zero da Empresa Pública de Transportes (EPT), que montou um esquema especial com mais horários nas linhas dos ‘vermelhinhos’. Para quem for de carro, a Secretaria de Trânsito e Engenharia Viária vai ampliar a partir deste sábado (01/07) a quantidade de vagas no entorno do local, utilizando um sistema binário de tráfego nas ruas próximas.