Banco Mumbuca celebra os 10 anos da moeda social de Maricá
27 de junho de 2023Os dez anos de lançamento da moeda social Mumbuca foram comemorados nesta segunda-feira (26/6). Quem passou em frente à sede do Banco Mumbuca, que fica na Rua Eugênia Modesto da Silva, no Parque Eldorado, pôde ver artistas fantasiados de personagens de desenhos animados, brincando com as crianças que também ganharam pipoca e algodão doce. Dentro do prédio, um grande bolo foi preparado para celebrar a data. O atendimento da instituição não foi interrompido.
De acordo com a presidente Manuela Mello, a comemoração será levada aos bairros de Itaipuaçu (na terça-feira, 27/6, na praça do Barroco), Inoã (quarta-feira, 28/6, na via paralela à rodovia RJ-106, ao lado do Inoã Center) e em Ponta Negra (sexta-feira, 30/6, na praça central). Nesta quinta-feira (29/6), a festa será no Cine Henfil, no Centro, com o lançamento de um documentário sobre a moeda digital. A exibição está prevista para as 17 horas.
“A ideia é trazer a população para comemorar com a gente o aniversário da moeda, que transformou a vida da cidade. A Mumbuca não seria o que se tornou se o povo de Maricá não a tivesse abraçado da forma que abraçou e, por isso, não tínhamos como deixá-lo de fora da festa”, reforçou Manuela.
Criada pela Prefeitura de Maricá em 2013, a moeda social Mumbuca circula por meio digital em todo o município e já injetou na economia mais de R$ 1 bilhão, totalizando uma média atual de 15 mil transações por minuto em suas diferentes modalidades. A moeda, que tem paridade de um para um com o real (cada mumbuca equivale a R$ 1), surgiu a partir do conceito de economia circular, com valorização do comércio e dos serviços locais, e de uma política pública de geração e distribuição de renda para a população. Seus benefícios atraem pesquisadores em economia e também órgãos de imprensa do mundo todo para conhecê-la, transformando-a em referência global em economia solidária.