
Agricultura recolhe 40 quilos de resíduos para projeto de compostagem
27/01/2023Alimentos crus foram entregues por voluntários nesta sexta-feira (27/01) na Praça Agroecológica, em Araçatiba, para transformação em adubo
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, recebeu nesta sexta-feira (27/01) 40 quilos de resíduos de 15 voluntários para projeto piloto de compostagem na Praça Agroecológica, em Araçatiba. A ação educativa é a primeira fase do projeto “Baldinho do Bem”, que consiste na entrega de resíduos de alimentos crus (como cascas de legumes, frutas e cascas, borra de café, filtro de papel de café usado e casca de ovo), que serão transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos. O material doado servirá para conclusão da composteira de pequena escala que a Secretaria de Agricultura vai implantar na Praça Agroecológica.
O secretário de Agricultura, Pecuária e Pesca, Julio Carolino, explica que essa é a segunda ação do projeto, que a doação de resíduos de alimentos evita o desperdício.
“A ação na praça agroecológica permite aos voluntários fazer o depósito de alimentos, o que contribui muito evitando que o resto de comida seja desperdiçado no lixo. Temos o objetivo de coletar 400 quilos de resíduos sólidos para reciclagem”, disse.
O secretário orienta os voluntários a levarem os resíduos em caixas de leite ou potes de sorvete limpos para serem transformados em adubo para a produção de alimentos orgânicos. Em troca, os moradores levam bananas da fábrica de desidratados.
Ao receber os inscritos do projeto de adubagem, a assessora de projetos sustentáveis, Mayara Guimaraes, falou da importância do aproveitamento das cascas de legumes e frutas para a transformação sustentável destes alimentos.
“A iniciativa de compostagem nasceu aqui e fomentamos que todos possam participar de todo o processo desde o plantio, colheita e até mesmo na compostagem domiciliar”, acrescentou.
Adubagem de resíduos estimula voluntariado
A jornalista Aline de Brito se deslocou de Cordeirinho até a Praça Agroecológica, em Araçatiba para realizar a entrega de resíduos.
“Desde quando eu era criança me fortaleço a cada dia para ajudar o planeta terra. Esse projeto é um meio de eu estar participando com a doação os resíduos, e essa é mais uma ação nobre e de satisfação que terei para a minha vida toda” destacou.
Para participar do projeto é preciso se cadastrar no link (https://bit.ly/3ZkTI0J), informando nome, telefone, e-mail e endereço. Os voluntários recebem as orientações de como levar os resíduos e o local para entrega por meio do número de WhatsApp (21) 97748-3352. Nesta etapa inicial, serão aceitos somente resíduos de voluntários cadastrados. É importante destacar que não serão aceitos restos de comida ou sobras no prato – somente alimentos crus oriundos do preparo das refeições.