A fêmea é monitorada há algum tempo pelo Grupo de Ciência Cidadã Avistamento de Cetáceos – RJ
Um espetáculo da natureza: uma baleia da espécie jubarte e seu filhote foram avistados de passagem em uma área do Parque Estadual da Costa do Sol, unidade de conservação administrada pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e situada na Região dos Lagos. As imagens foram registradas pelo biólogo Felipe Peixoto em Arraial do Cabo, às 8h do último dia 2 de julho.
A fêmea é monitorada há algum tempo pelo Grupo de Ciência Cidadã Avistamento de Cetáceos – RJ, que consegue acompanhar a sua migração à costa brasileira anualmente. Contudo, este ano, o grupo foi surpreendido por ela ao vir acompanhada do seu filhote.
As baleias migram para o Brasil principalmente em busca de águas mais quentes e protegidas para acasalamento, darem à luz e amamentarem seus filhotes. Elas realizam essa longa jornada anualmente porque as águas da Antártida, embora ricas em alimento, são geladas demais para a sobrevivência dos filhotes recém-nascidos.

