Ícone do site Jornal Litoral RJ

Maricá sobe em ranking estadual como uma das cidades mais rápidas na abertura de empresas

Lista divulgada pelo Centro de Liderança Pública mostra que município ocupa a 4ª posição no estado do Rio de Janeiro e o 15º na Região Sudeste

Foto: Bernardo Gomes

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Gestão Tributária e Fiscal, informa que, pela primeira vez, o município ocupa a 4ª posição estadual no ranking de velocidade em abertura de empresas feito pelo Centro de Liderança Pública (CLP). A cidade subiu uma posição no estado do Rio de Janeiro em relação ao próprio desempenho da pesquisa anterior, além de ocupar o 15º lugar entre todas as cidades da Região Sudeste e o 118º lugar do Brasil entre mais de 5 mil municípios.

O reconhecimento pela lista da CLP chega pouco tempo depois da Junta Comercial ter registrado um aumento de 23% no número de empresas abertas na cidade, em comparação a 2024. Com desburocratização e mais agilidade na abertura de novos negócios, os indicadores mostram que o município se tornou mais atrativo para investimentos.

“Esse resultado é fruto de uma política pública voltada à desburocratização, à modernização da gestão tributária e, sobretudo, à economia de tempo e de recursos. A integração entre os órgãos envolvidos na abertura de empresas e a simplificação dos procedimentos tornaram o município mais ágil e eficiente, reduzindo custos para quem empreende, fortalecendo o ambiente de negócios e contribuindo diretamente para a geração de emprego e renda na cidade”, frisou a secretária de Gestão Tributária e Fiscal Lawrice Souza.

Os dados foram divulgados nos Rankings de Competitividade dos Estados e dos Municípios, ferramentas do Centro de Liderança Pública. O ranking completo pode ser consultado no https://rankingdecompetitividade.org.br/municipios/. O objetivo é gerar bem-estar para a população a partir da publicação da capacidade dos estados brasileiros.

Sair da versão mobile