Espaço recebe equipes do Consultório na Rua para atividades integradas que oferecem atendimento de saúde e assistência social aos assistidos
Foto: Divulgação
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania em parceria com a Secretaria de Saúde, leva cidadania e inclusão social a pessoas em situação de rua no município. Regularmente, a Casa Abrigo, em Itaipuaçu, recebe equipes do Programa Consultório na Rua (CnaR) que têm a missão de garantir continuidade do atendimento de saúde no percurso de reintegração do cidadão em vulnerabilidade.
A ação é uma articulação intersetorial entre o SUAS (Sistema Único de Assistência Social) e o SUS (Sistema Único de Saúde) que, juntos, trabalham para mudar a vida das pessoas.
“Essa articulação é muito importante porque reconhece que as demandas sociais e de saúde são interligadas”, explica Monique Freitas, coordenadora da Casa Abrigo – Itaipuaçu.
Segundo Monique, situações como pobreza, violência, uso abusivo de substâncias, sofrimento psíquico, doenças crônicas, situação de rua e violações de direitos não podem ser enfrentadas de forma isolada por uma única política pública:
“Quando as intervenções são feitas de forma isolada, elas dividem o cuidado. Quando esse trabalho de acompanhamento é compartilhado, ele leva a respostas mais efetivas. A visita do Consultório na Rua permite a troca de informações e experiências com as equipes do programa, mas, o mais importante: garante que o cidadão seja visto em sua totalidade”, concluiu.

