Jornal Litoral RJ

Cláudio Castro prestigia os 204 anos do Comando Militar do Leste

Redação  21 de Março, 2025 às 19h10

Cerimônia do aniversário de 204 anos do Comando Militar do Leste – Palácio Duque de Caxias – Fotos: Rafael Campos – Foto: Rafael Campos

Rio de Janeiro

O governador Cláudio Castro prestigiou, nesta sexta-feira (21/03), a cerimônia pelo aniversário de 204 anos do Comando Militar do Leste (CML), no Centro do Rio. Criado em 1821, pelo então Regente Dom João VI, o CML é um dos Comandos Militares de Área do Exército Brasileiro, com sede na Cidade do Rio de Janeiro, abrange os estados do Rio, Minas Gerais e Espírito Santo.

Recepcionado com honras militares, o governador acompanhou as festividades de perto e parabenizou o Exército Brasileiro pela marca histórica alcançada.

– Hoje celebramos os 204 anos do Comando Militar do Leste, uma instituição de enorme importância para a história e a segurança do nosso estado e do Brasil. Ao longo de mais de dois séculos, o CML tem sido um pilar de disciplina, coragem e compromisso com a soberania nacional. É uma honra estar comemorando os seus 204 anos – afirmou o governador.

O Comandante Militar do Leste, general Kleber Nunes de Vasconcellos, agradeceu a presença do governador, e destacou a importância do Comando Militar do Leste para o estado.

– Posso afirmar, de forma despretensiosa, que a expressiva maioria dos eventos de grande relevância e de reconhecida repercussão que ocorre no Brasil acontece em nossa área invariavelmente. Somos chamados a dar nossa parcela de contribuição e é isso que fazemos, nos prepararmos para atender às demandas – frisou o general Vasconcellos.

Atualmente, o Comando Militar do Leste está organizado em uma Divisão de Exército, com duas Brigadas de Infantaria; a Brigada de Infantaria Paraquedista como Grande Unidade diretamente subordinada; além de dois comandos territoriais, correspondentes às 1ª e 4ª Regiões Militares; e um Grupamento de Engenharia.

Sair da versão mobile