Jornal Litoral RJ

Washington Quaquá é eleito prefeito de Maricá

O ex-prefeito Washington Quaquá (PT) está de volta à prefeitura pela terceira vez

O deputado federal Washington Quaquá (PT) foi eleito prefeito de Maricá, neste domingo (6). Com 100% das urnas apuradas, ele venceu com 91.551 votos, chegando aos 73,71 %.
Este é o terceiro mandato de Quaquá na chefia do Executivo maricaense, ficando de 2009 a 2016. Ele substitui o também petista Fabiano Horta.

O ex-prefeito Washington Quaquá (PT) está de volta à Prefeitura de Maricá. Sua eleição foi matematicamente confirmada às 20h01, quando o candidato tinha 72,50% dos votos e 75,16% das urnas estavam apuradas. Ele derrotou os adversários Fábio Sapo (PL) e Cláudio Ramos (Novo), com 23,26% e 2,55% de votos, respectivamente. Maricá é a cidade vitrine do PT, que assumiu o comando da prefeitura em 2008 e terá pela frente mais quatro anos com Washington Quaquá.

Segundo o IBGE, a cidade possui o maior PIB per capita do Estado do Rio (R$ 511.810,82 , referente a 2021), e está em sétimo lugar entre os municípios do país. Em 12 anos, a cidade teve um aumento de 54,87% de moradores. Maricá é o município que mais recebe royalties de petróleo no Brasil, tendo arrecadado em 2023 R$ 3,98 bilhões. Esses recursos viabilizam as políticas públicas do município, como a moeda social “mumbuca”, e os “vermelhinhos”, que são ônibus de tarifa zero. No entanto, o crescimento acelerado e, para muitos, desordenado, é um dos desafios para o futuro prefeito.

O prefeito eleito Quaquá, que já esteve à frente da prefeitura e elegeu seu sucesso, o atual prefeito Fabiano Horta (PT), é considerado o pai das políticas públicas do município. Ao longo da campanha, a oposição se mostrou pouco consolidada e não unida. O grupo é formada pelo PL, Partido Novo e PMB. O PL, após um longo período de indecisão, optou por Fabinho Sapo, um nome pouco conhecido no município, o Novo optou pelo advogado e ex-vereador Cláudio Ramos e o PMB pela servidora pública aposentada Márcia Santiago.

A eleição de Maricá, apesar de ter apresentado a principal disputa entre o PT e o PL, demonstra a diferença entre o voto nas eleições para o Palácio do Planalto. Isso porque, em 2018 e em 2022, o ex-presidente Jair Bolsonaro ganhou as eleições no município, com, respectivamente, 62,30% e 51,74%. Entretanto, os moradores de Maricá continuam votando em representantes do PT para a Prefeitura.

Isso ocorre porque o voto na eleição municipal tende a ser menos ideológico e os moradores buscam representantes que se apresentam como bons gestores. Diante disso, podemos explicar a razão de um mesmo eleitor ter votado no candidato Jair Bolsonaro (PL) em 2022 e no Washington Quaquá (PT) em 2024.

Tanto a prefeitura quanto a Câmara Municipal de Maricá são majoritariamente do PT e de sua federação. Pesquisas apontam que os eleitores ainda conhecem pouco o trabalho da oposição, que até hoje foi representada por apenas um vereador, o Ricardo Netuno.

Sair da versão mobile