Ação reuniu cerca de 30 idosos e marcou o mês de conscientização “Junho Violeta”
Foto: Anselmo Mourão
A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas para a Terceira Idade, realizou nesta segunda-feira (17/06) uma peça teatral para conscientizar o público sobre a violência contra o idoso no âmbito familiar. A apresentação aconteceu na Casa da Terceira Idade, no Centro, e faz parte da programação do “Junho Violeta”, mês de conscientização da violência contra a pessoa idosa.
Cerca de 30 idosos frequentadores da unidade assistiram à encenação. Após a peça, houve uma roda de conversa sobre o bem-estar do idoso abordando temas como as violências física, mental e psicológica, além de cuidados dos familiares, onde os participantes puderam discutir sobre o assunto e ter conhecimento de seus direitos.
O secretário de Políticas para a Terceira Idade, Amarildo Ribeiro, conversou sobre a ação e destacou sobre a série de atividades promovidas pela casa, reafirmando a importância de registrar a denúncia.
“Aproveitamos esse mês para fazer uma série de atividades em relação à violência contra a pessoa idosa. Como órgão fiscalizador do governo, temos a obrigação de estar atentos e pedir para eles não se calarem diante de casos de violência e sempre buscarem suporte. Nós estaremos sempre aqui para ajudar”, completou o secretário.
A assistente social da casa, Margarete Fernandes, destaca a importância de promover a conscientização. “O número de violência contra idosos cresceu em Maricá e muitos deles não procuram seus direitos. Estamos aqui para dar todo o suporte, incentivando-os a denunciar, solicitar ajuda porque a Casa da Terceira Idade está aqui para isso”, completou.
Nesta terça-feira (18/06), a Secretaria de Políticas para a Terceira Idade promove, das 8h às 11h, palestra de conscientização alusivas ao “Junho Violeta”, que será realizada por assistentes sociais na Casa do Centro (Rua Clímaco Pereira, 269). A iniciativa é aberta ao público e vai contar com aulão de exercícios, teatro e café da manhã.
Junho Violeta
Como forma de alertar para este tipo de brutalidade específica, a Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu junho como o mês de sensibilização da sociedade sobre o Combate à Violência contra a Pessoa Idosa, sendo definido como Junho Violeta. A data tem por objetivo levar à disseminação da compreensão da violência como violação aos direitos humanos. O objetivo é garantir o envelhecimento de forma saudável, tranquila e com dignidade.
Sobre a Secretaria
A Secretaria de Políticas para a Terceira Idade tem o objetivo de assegurar os direitos sociais aos idosos que moram na cidade de Maricá. A pasta coloca à disposição quatro casas e oito núcleos que ofertam ações de inclusão, como as atividades de oficina, terapias, passeios e bailes. Além disso, oferece oficinas de dança cigana, alongamento, ginástica, zumba, hidromassagem, yoga, fuxico, entre outras.
Os cursos gratuitos são voltados para pessoas a partir dos 50 anos e as matrículas podem ser feitas na sede da Secretaria na Rua Clímaco Pereira, 269, Centro de Maricá, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. As atividades acontecem nos polos do Centro, Itaipuaçu, Guaratiba, Bambuí, Ponta Negra e Santa Paula.
Mais informações sobre as oficinas e atividades da Secretaria podem ser obtidas pelo número (21) 99570-6685. Os candidatos deverão apresentar, no ato da inscrição, cópias de identidade, CPF, atestado médico original e cópia (somente para atividade física), uma foto 3×4 e comprovante de residência.