Diversas atividades movimentaram estudantes na Praça Orlando de Barros Pimentel neste sábado (11/05)
sábado, 11 maio 2024
Fotos de Katito Carvalho
A Prefeitura de Maricá fez uma grande homenagem ao Dia das Mães neste sábado (11/05), véspera da celebração, com a participação de alunos do programa Passaporte Universitário, gerido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Formação. No ‘Passaporte em Ação – Especial Dia das Mães’, os beneficiários prestaram serviços à população ao lado de suas mães, e ainda participaram de inúmeras atividades esportivas e pedagógicas. O prefeito Fabiano Horta participou do evento ao lado de outras autoridades.
O prefeito afirmou que as mães são merecedoras de todo o carinho e afeto, e que muitas delas presentes estavam ali como estudantes por incentivo dos filhos. Uma delas, Genésia dos Santos, foi escolhida para representar as outras mães do programa.
“É muito bonito ver aqui todas as mães que se orgulham de ver os filhos estudando ou as que também estudam e que caminham para a formação. Me lembro também de quando eu era estudante, quando sequer havia transporte para as universidades, e hoje temos as universidades dentro de Maricá. É importante que cada um dos alunos tome posse desse espírito universitário e construa uma sociedade mais afetiva, que cuide de todos”, declarou Fabiano, adiantando que um evento semelhante será realizado próximo aos condomínios do ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Itaipuaçu e Inoã.
Estudante de Enfermagem pelo Passaporte Universitário, Genésia agradeceu também pela chance dada ao filho, Michel Santos, de se formar em medicina neste ano. Os dois são alunos da Faculdade de Maricá (FacMar). “Fico muito grata pela oportunidade para mim e meu filho. Realizou um sonho nosso”, afirmou Genésia.
Eliana Adelino da Silva, de 52 anos, é mãe e estudante de Pedagogia na Universidade de Vassouras. Ela contou que a filha Franciele da Silva também se forma neste ano em Medicina Veterinária. “Foi por incentivo dela que eu entrei, porque ela mostrou que eu era capaz e aqui estou. Fico muito orgulhosa”, garantiu ela, que mora em Araçatiba.
Havia também histórias de superação, como de Cauam Castro Vivas, de 20 anos. Segundo sua mãe, Jane Ferreira, ele foi diagnosticado quando criança com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtorno Desafiador de Oposição (TOD), caracterizado pela desobediência a autoridades.
“Ele teve dificuldade de aprendizado e eu tinha muito receio do futuro. Ver ele estudando Veterinária hoje é uma superação enorme, me emociona sempre que falo”, disse Jane, quase chorando ao lado do filho. “Tenho muita gratidão e muita ansiedade pelo que ainda vem. O Passaporte era o impulso que faltava para mim”, afirmou Cauam.