Maricá vai participar da Mipim, considerada a principal feira imobiliária do planeta, que começa nesta terça-feira (12) e vai até sexta-feira, em Cannes, na França. A Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) vai apresentar o seu Fundo de Investimento Imobiliário, lançado recentemente pela empresa, em busca de recursos para a cidade e a população.
Com o diferencial de investimento em sustentabilidade e conservação do meio ambiente, a pasta de projetos da companhia deve alcançar destaque no mercado europeu, muito preocupado com a agenda ESG (do inglês Ambiental, Social e Governança).
“Vamos apresentar o nosso Fundo Imobiliário, a Mumbuca Verde e projetos que estão sendo elaborados para serem implantados em áreas que pertencem à Codemar, como é o caso do Complexo Hoteleiro, o Centro de Valorização e Tratamento de Resíduos de Inoã”, explica Hamilton Lacerda, presidente da Codemar, que está a caminho de Cannes.
“Também vamos mostrar o complexo turístico e cultural ‘Samba, futebol e caipirinha’, perto da Pedra de Inoã, um projeto idealizado pelo deputado federal Washington Quaquá”, acrescenta.
Negócios
A expectativa em torno das negociações é grande porque os produtos apresentados estão completamente alinhados com aquilo que existe de mais moderno na discussão política dos organismos da ONU sobre diminuição dos gases de efeito estufa e títulos de preservação e serviços ambientais, que é o caso da Mumbuca Verde.
“O mercado europeu se preocupa com a descarbonização, com a diminuição dos gases de efeito estufa. O nosso Mumbuca Verde e as nossas propostas do Fundo Imobiliário, todas sustentáveis, com certeza serão uma grande novidade”, avalia Hamilton Lacerda.
Os projetos
O Mumbuca Verde é um mercado de créditos ambientais que funciona com a comercialização de Unidades de Crédito de Sustentabilidade (UCS). A Codemar gera UCS a partir de áreas de sua propriedade onde há Mata Atlântica conservada. Empresas podem comprar essas UCS para mitigar o impacto ambiental do seu negócio e emitir, com eles, títulos verdes que abrem portas para mercados preocupados com a preservação do meio ambiente.
A Codemar tem, ainda, projetos imobiliários como a construção de um complexo hoteleiro próximo ao Aeroporto de Maricá, voltado principalmente a viajantes a trabalho e negócios. O empreendimento inclui lojas e restaurantes.
Outro projeto que vai impactar positivamente o meio ambiente é o Centro de Valorização e Tratamento de Resíduos que será construído num terreno na Avenida Gilberto Carvalho, em Inoã, num acesso a Itaipuaçu, no meio das áreas mais populosas da cidade.
A feira
Nesta edição de 2024, mais de 90 países participam da Mipim, atraindo os olhos de investidores globais e dos maiores fundos soberanos do planeta, em busca de negócios rentáveis e, claro, que tenham cuidado com a agenda ESG. O encontro acontece de 12 a 15 de março, no Palais des Festivals, em Cannes, na França. Nos quatro dias de eventos, é estimada a presença de mais de 6.500 investidores visitando os mais de 300 estandes, como o ocupado por Maricá e Codemar.