O prefeito Fabiano Horta recebeu nesta quarta-feira (13/12) duas alunas da rede municipal de ensino que conquistaram o 1º e 2º lugares na categoria poesia na etapa estadual/regional do prêmio Ministério Público do Trabalho (MPT) na Escola 2023 – “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”. A iniciativa tem o objetivo de estimular a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e de promoção e defesa de direitos de crianças e adolescentes.
Após receber a comitiva da secretaria de Educação, composta por diretoras e professoras da Escola Municipal Amanda Peña de Azevedo Soares, em Ponta Negra, e do Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Zilca Lopes da Fontoura, no Centro, o prefeito Fabiano Horta ouviu atentamente a leitura das poesias escritas pelas jovens. “Importante que vocês cultivem essa dimensão da expressão poética como um valor da vida. Ao fazer isso, vocês ajudam a iluminar as nossas escolas e ajudam a cultivarmos valores importantes. Estou orgulhoso de vocês”, afirmou Horta.
Aluna do 9º ano da Escola Amanda Peña de Azevedo Soares, em Ponta Negra, Beatriz Ferreira Barbosa conquistou o 1º lugar com o tema “Segurança e saúde nas escolas e no trabalho”. A estudante teve a instrução do professor Phelipe F. de Oliveira, que orientou os alunos do 8º e 9º ano que participaram do concurso.
Mãe da Beatriz, Bruna Ferreira, de 35 anos, falou da emoção de ver sua filha conquistando o primeiro colocado no concurso. “Estou muito feliz e orgulhosa dela. Ela sempre foi uma excelente filha e eu estou muito agradecida”, comentou.
A orientadora pedagógica da Escola Amanda Peña de Azevedo Soares, Jaqueline Vieira, mencionou sobre a conquista do prêmio no segundo ano consecutivo de participação no concurso. “No passado, nós ficamos em segundo lugar na categoria “Conto” e esse ano nós conseguimos aperfeiçoar o trabalho e, de fato, conquistamos nosso primeiro lugar em poesia. Então, a ideia é fazer com que isso cresça dentro da escola e que a gente desperte leitores e grandes escritores”, declarou.
Com o tema “Profissionalização do(a) adolescente/aprendizagem profissional”, Isabel Ferreira Boone Rufino, estudante do CEPT Zilca Lopes da Fontoura, conquistou o 2º lugar. “Sempre fiquei procurando muito sobre o Ministério Público do Trabalho sobre o jovem aprendiz e entendendo como é que funcionava. Fiquei estudando um pouco sobre, olhando e rimando as palavras para terem coerência entre os versos”, contou a jovem que levou cerca de uma semana para finalizar a poesia.
Troca de presentes
Ao fim do encontro, o prefeito Fabiano Horta presentou as escolas com o livro “Beth Carvalho em Maricá: O Samba é aqui”, que está sendo lançado pela Prefeitura de Maricá, por meio da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar). A publicação aborda a sua entrada para o mundo do samba e passa por momentos curiosos da carreira da artista como, por exemplo, o fato de uma de suas músicas mais conhecidas, “Coisinha do Pai” ter sido usada para “acordar” o robô Sojourner, que fazia parte da missão Mars Pathfinder, criada pela Agência Espacial dos Estados Unidos (Nasa) para explorar a superfície do planeta marte em 1997.
Em troca, Horta recebeu um exemplar do livro de poemas “Entre Líneas”, publicado em português e espanhol e produzido por 60 alunos do CEPT Zilca Lopes da Fontoura. Por meio do Programa Interfronteiras, a unidade oferece ensino em tempo integral com ênfase na cultura e língua espanhola.
Projeto MPT
O Projeto MPT na Escola integra um dos eixos estratégicos do Programa Resgate à Infância, promovido pela Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente do MPT. Os vencedores ganharam como prêmio um celular smartphone e um tablet.