A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, dá continuidade aos atendimentos voltados para o cadastramento e a atualização do Cadastro Único Federal (CadÚnico). Nesta segunda e terça-feira, dias 04 e 05/12, a atividade é realizada na quadra da E.M. Reginaldo Domingues dos Santos, em Ponta Negra, para todos os atendidos no CRAS Região Oceânica.
Na quarta e na quinta-feira, dias 06 e 07/12, o mutirão do CadÚnico chega à Escola Municipalizada de Inoã, em Inoã, e oferece o serviço a todos os moradores cadastrados nos CRAS de Inoã, Bosque Fundo e Santa Paula.
O atendimento acontece das 9h às 16h. Haverá distribuição de senhas até às 15h, portanto não é necessário chegar de madrugada para guardar lugar na fila.
O CadÚnico possibilita o acesso a programas de transferência de renda das três esferas de governo, entre eles o recém-ampliado Renda Básica da Cidadania (RBC), pago com a moeda social Mumbuca. Há também benefícios como descontos na tarifa de energia elétrica, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos, entre outros.
Coordenadora do Cadastro Único de Maricá, Mariana Barbosa, explica que o mutirão foi organizado para atender o aumento da demanda.
“Inicialmente, a gente precisa regularizar as informações justamente para entender as principais necessidades dessas pessoas. Só assim vamos possibilitar o acesso a benefícios e políticas públicas relacionadas ao cadastro. Nesse primeiro momento, o nosso objetivo é atender o maior número de pessoas possível, os que realmente têm a necessidade de atualizar os dados ou de fazer o cadastro pela primeira vez, como as pessoas que vieram de outro município e que precisam fazer a transferência do seu cadastro para cá”, explicou Barbosa.
Marlene Reis, 28 anos, veio do Vale da Figueira com a mãe, o irmão e seus dois filhos para atualizar sua situação. Desempregadas, atualmente as duas sustentam a família basicamente com o benefício recebido na bolsa mumbuca.
“A gente também faz uns bicos para ajudar a manter a casa, mas quem tem filho gasta sempre um pouco mais, seja com remédio, comida ou escola. E esse mutirão tornou a regularização da documentação muito mais fácil, para a gente não perder nada e conseguir manter os nossos benefícios, tanto do governo federal quanto da cidade”, contou.
“Quando o serviço vem até você, o cidadão se sente privilegiado. Eu trabalho, meu esposo também, mas ganhamos pouco, então o dinheiro que recebemos em mumbuca nos ajuda muito a fazer as compras do mês”, opinou Ludmila Santos, 29 anos, que mora em Cordeirinho.
Moradora de Ponta Negra, Filomena Soares, 62 anos, também estava no local. “Eu recebo o cartão mumbuca, graças a Deus. Só tenho que agradecer porque é maravilhosa essa ajuda. Todo ano, quando eles avisam que precisa atualizar o cadastro, eu venho correndo agradecida a Deus. Moro com meu marido e uma neta. Essa renda nos ajuda bastante com a manutenção da casa”, declarou.
A secretaria informa que é fundamental levar original e xerox dos seguintes documentos:
Documentação para cadastramento ou atualização:
Todos os adultos da família:
Identidade (RG) – CPF
Carteira de trabalho
Último contracheque
Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência
Criança e adolescente:
Certidão de Nascimento
Identidade/CPF (caso tenha)
Declaração Escolar atualizada