Jornal Litoral RJ

Arena Flamengo recebe moradores para atualização do CadÚnico

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou nesta segunda-feira (27/11) o atendimento voltado para o Cadastro Único Federal (CadÚnico) na quadra da Arena Flamengo. Estão disponíveis no local até esta quarta-feira (29), das 9h às 16h, os serviços de atualização cadastral, transferência de município e também a primeira inscrição para quem ainda não é cadastrado. Os beneficiados nesta etapa são os atendidos pelo Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) do Centro, de São José de Imbassaí e do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), que atende a região da Mumbuca e de Itapeba.

A ação passou por Itaipuaçu na semana passada e vai atender ainda a área de Inoã e a região litorânea da cidade até o dia 05 de dezembro. O CadÚnico possibilita o acesso a programas de transferência de renda das três esferas de governo, entre eles o recém-ampliado Renda Básica da Cidadania (RBC), pago com a moeda social Mumbuca. Há também benefícios como descontos na tarifa de energia elétrica, isenção na taxa de inscrição de concursos públicos, entre outros.

A procura foi grande durante todo o dia na quadra. Somente na primeira hora de atendimento, foram distribuídas aproximadamente 300 senhas. A expectativa é que o espaço receba cerca de 500 pessoas por dia até a quarta-feira. De acordo com o secretário Thiago Ribeiro, não é necessário chegar muito cedo aos locais de atendimento.

“Ouvi relatos de pessoas que chegaram aqui às 6 horas da manhã. Quero reforçar que ninguém precisa formar fila na madrugada, porque todos que vierem vão receber seu atendimento. A distribuição das senhas vai sempre até as 15 horas e nossos 35 atendentes vão receber a todos”, garantiu o secretário, revelando que foram 1.068 atendimentos em Itaipuaçu. Ele lembra ainda que os postos do CRAS em toda a cidade também realizam o cadastramento.

O atendimento foi considerado bom por quem deixava a Arena Flamengo ainda pela manhã. “Foi super rápido e já consegui resolver. Foi importante vir aqui hoje”, avaliou a atendente de loja Kelly Gomes Paula, de 41 anos, moradora de Itapeba. O casal Yuri de Menezes, de 30 anos, e Caroline Fraga de Carvalho, de 29, tentava pela terceira vez se cadastrar no CadÚnico e finalmente conseguiu.

“Se tornou mais necessário agora que estamos esperando nosso primeiro bebê. Vai ajudar bastante para complementar a renda e também para fazer um concurso público e obter um desconto na conta de luz”, apontou ela, que trabalha como balconista e mora em São José de Imbassaí.

Do mesmo bairro, Ingrid Bandeira foi ao local para fazer a inclusão da pequena Alice, de apenas 7 meses de idade. “Com o CAD eu consegui o Mumbuca e também meu ID Jovem, agora vim para incluir minha filha”, disse ela.

Veja locais e datas de atendimento
Horário: das 9h às 16h (com distribuição de senhas até as 15 horas)

Arena Flamengo
Período: de 27 a 29/11
Abrangência: CRAS Centro/CEU/São José

Escola Municipalizada de Inoã
Período: de 30/11 e 01/12
Abrangência: CRAS Inoã/Bosque Fundo/Santa Paula

E.M. Lúcio Thomé Guerra Feteira
Período: 04 e 05/12
Abrangência: CRAS Região Oceânica

Documentação para cadastramento ou atualização:

Atualização: original e xerox
(todos os adultos da família)
Identidade (RG) – CPF
Carteira de trabalho
Último contracheque
Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência

Criança e adolescente:
Certidão de Nascimento
Identidade/CPF (caso tenha)
Declaração Escolar atualizada

Cadastramento: original e xerox
(todos os adultos da família)
Identidade (RG) – CPF – Título de eleitor
Carteira de trabalho
Último contracheque
Comprovante de residência atualizado ou declaração de residência

Sair da versão mobile