Jornal Litoral RJ

Deputado da Irlanda do Norte visita Maricá para conhecer projetos de renda básica

Patrick Brown foi recebido no Gabinete do Prefeito pelos secretários Adalton Mendonça (Economia Solidária) e Igor Sardinha (Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos)

A Prefeitura de Maricá recebeu nesta terça-feira (25/07) a visita de um parlamentar da Irlanda do Norte, país que pertence ao Reino Unido da Grã-Bretanha. O deputado Patrick Brown está em seu primeiro mandato pelo partido Alliance na Northern Ireland Assembly, a câmara dos deputados de lá, e veio ao Brasil a convite da Universidade Federal Fluminense (UFF). Com um recém-concluído doutorado em Renda Básica, ele incluiu Maricá em seu roteiro para conhecer as políticas aqui implementadas neste setor.

Os secretários Adalton Mendonça (Economia Solidária) e Igor Sardinha (Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria, Petróleo e Portos) recepcionaram o parlamentar no Gabinete do Prefeito. Patrick Brown contou que tomou conhecimento das políticas locais através do ex-senador Eduardo Suplicy.

“Eu estudei sobre o Bolsa Família em meu doutorado e, em 2019, o Suplicy me falou sobre a experiência em andamento aqui em Maricá. O que mais me chamou a atenção no caso da moeda Mumbuca, foi a criação de uma riqueza local, que circula dentro da cidade, e que é financiada localmente, sem a participação ou a interferência do governo federal. Durante a pandemia, tivemos um sistema parecido na Irlanda utilizando um voucher, mas aqui estou conhecendo outra foram de manter essa renda”, disse o deputado britânico, que deve retornar a Maricá na próxima sexta-feira (28/07), onde já tem outros compromissos agendados.

Para o secretário Adalton Mendonça, a visita reforça a cidade com uma referência no setor da renda básica.
“Ficamos muitos felizes e agradecidos por esta visita, que é mais uma prova da importância desse exemplo da moeda Mumbuca para o país e, por que não dizer, para o mundo”, afirmou Mendonça.

Já Igor Sardinha destacou a rotina municipal de receber autoridades estrangeiras:

“Passou a ser comum para nós receber autoridades de várias partes do país e do exterior querendo conhecer nossos projetos, que têm por base a justiça social. É a certeza de que estamos no caminho certo”, ponderou.

Sair da versão mobile