Representantes da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar) participaram nesta terça e quarta-feira (11 e 12/07), dos Seminários Nacionais de Ouvidoria 2023, iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet/MG), que ocorreu em Belo Horizonte (MG), direcionada a profissionais da área. A edição desse ano teve como tema central “Ouvidorias inteligentes, criativas e participativas”. O objetivo foi proporcionar aos colaboradoras da Femar, vivências, desenvolvimento e atualização nas práticas de trabalho.
Através do seminário, será possível elaborar novas práticas de atendimento, acompanhamento e acolhimento aos usuários dos serviços de saúde do município, sempre pautadas na Lei de Acesso à Informação (nº 12.527). O encontro também contou com palestras, rodas de conversas e outras dinâmicas com as seguintes temáticas: “Uma reflexão sobre Ouvidoria Pública”; “Papel das Ouvidorias na integridade”; “Papel das Ouvidorias no sucesso da LAI”; e “Guia Lilás: denúncias de assédio sexual”.
Estiveram presentes no evento Camila Figueiredo e Victória Nogueira, profissionais da Ouvidoria da Femar. De acordo com Camila Figueiredo, a participação proporcionou diálogos importantes e marca um novo momento para os serviços de saúde da cidade.
“Os seminários deste ano surgiram com uma nova roupagem, contendo assuntos ainda mais atuais sobre ouvidoria. Nos reunimos com diversos profissionais e acadêmicos de diversas partes do Brasil, trocando experiências para o desenvolvimento de práticas de atendimento qualificado aos usuários do SUS. Retornamos a Maricá construindo um novo ciclo nesta área, o que é essencial”, destacou.