Ícone do site Jornal Litoral RJ

Morador da Serra pode trocar de ônibus do Transcol sem pagar 2º passagem e fora dos terminais

Passageiros da Serra podem trocar de ônibus do Transcol sem pagar segunda tarifa e fora dos terminais. Crédito: Arquivo Tempo Novo

A partir de agora, na Serra, os passageiros do Sistema Transcol podem trocar de ônibus, fora dos terminais, sem pagar uma segunda tarifa. A novidade foi anunciada pela Ceturb, na última semana, e faz parte de um pacote de integrações temporais. No município, as novas conexões podem ser feitas em Planalto Serrano e Nova Almeida.

A ideia é ofertar aos passageiros mais possibilidades de deslocamentos sem a necessidade de de ir até um terminal de integração. A medida promete beneficiar mais de 100 mil passageiros da Serra, Vitória, Cariacica e Fundão.

Planalto Serrano a Serra Sede

Na Serra, a integração das linhas 829 e 855 a outras dez linhas (802, 814, 828, 834, 851, 853, 864, 890, 891 e 894) permitirá a ida de Planalto Serrano a Serra Sede sem a necessidade de fazer o percurso até o Terminal de Laranjeiras.

Dessa forma, quem sai de Planalto Serrano terá uma hora para desembarcar na BR 101 e fazer a conexão com as linhas que passam pelo local com destino a Serra Sede.

Para o retorno, o passageiro terá o mesmo tempo, ou seja, uma hora, para fazer a integração com as linhas 829 e 855. 

Confira um resumo das linhas e conexões abaixo:

Nova Almeida, na Serra, à Praia Grande, em Fundão

Além disso, vale ressaltar que, antes da novidade, os moradores que desejavam se deslocar entre Nova Almeida, na Serra, e Praia Grande, em Fundão, precisavam realizar longas caminhadas ou pagar duas passagens, já que o trajeto para ir até o terminal mais próximo é longo e demorado.

Com as novas possibilidades de deslocamento, houve a integração das linhas 854 e 886 (região de Praia Grande) com as linhas 806 e 873 (região de Nova Almeida).

A partir de então, quem quiser ir de um bairro ao outro terá uma hora para trocar de coletivo, uma melhoria que vai diminuir o tempo de viagem e acabar com a dupla tarifação. O mesmo tempo vale para a volta. 

Conforme foi apurado nessas duas regiões, cerca de 10 mil pessoas de 21 bairros vão se beneficiar diretamente com as novas integrações.

Confira um resumo das linhas e conexões abaixo:

O que é a integração do Sistema Transcol?

A integração temporal é uma opção adicional ao sistema integrado existente, por meio da qual o usuário pode trocar de ônibus, sem pagar uma nova passagem, fora de um terminal de integração, desde que passe na catraca do ônibus seguinte dentro de um determinado período de tempo.

“Quando houve a necessidade de integrar ao Transcol as linhas de Vitória, usamos a conexão temporal, uma vez que a Capital não dispõe de um terminal de integração. Agora, com o domínio da ferramenta, estamos partindo para um segundo momento da integração, que passa a ser política permanente da empresa, com soluções eficientes para alguns gargalos e problemas antigos, com baixo custo”, afirmou o diretor presidente da Ceturb, Marcos Bruno Bastos. 

Fonte: Novo Tempo

Sair da versão mobile