Prova classificatória acontecerá no dia 07 de maio. Programa ofertará duas mil bolsas gratuitas para graduação em ensino superior
Termina às 12h desta terça-feira (18/04) o prazo de inscrição para o processo de aptidão do Programa Passaporte Universitário, que neste ano ofertará duas mil bolsas integrais para cursos de graduação em universidades particulares credenciadas. As inscrições devem ser feitas no site http://portal.coseac.uff.br/passaporteuniversitario2023. O programa de concessão de bolsas totalmente gratuitas foi reformulado e, agora, os participantes terão que passar por um processo seletivo que contará com prova classificatória no dia 7 de maio.
A prova de aptidão será realizada na cidade de Maricá pela Coordenação de Seleção Acadêmica – Coseac UFF, vinculada à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os endereços dos locais de realização da prova constarão no cartão de confirmação de inscrição (CCI). O edital completo está disponível no Jornal Oficial de Maricá – JOM (https://www.marica.rj.gov.br/jom/ed-1435/) e no portal do Programa Passaporte Universitário (http://passaporteuniversitario.marica.rj.gov.br/).
Participação no processo seletivo
Para participar do processo seletivo, os candidatos devem preencher os seguintes requisitos: ser brasileiro nato ou naturalizado ou estar em condição de refugiado; residir em Maricá há no mínimo três anos, com contagem imediatamente anterior ao período da inscrição; possuir o Ensino Médio completo ou equivalente; ser aprovado em processo de aptidão acadêmica organizado pelo Poder público; possuir renda familiar não excedente a seis salários mínimos.
Para fins de apuração de renda familiar mensal, entende-se como grupo familiar o conjunto de moradores que habitam em um mesmo domicílio, possuindo ou não grau de parentesco entre si, que contribuam para o rendimento ou tenham suas despesas atendidas por aquele grupo familiar.
Distribuição de bolsas
Grupo I: Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas públicas em Maricá, ou oriundos de instituição privada em Maricá, cuja totalidade do ensino médio tenha sido custeada com bolsa de 100% de desconto, ofertada pela instituição de ensino; e cuja renda familiar não exceda seis salários mínimos. Para esse grupo são ofertadas ao todo 780 vagas, sendo 78 destinadas a pessoas com deficiência.
GRUPO II: Ampla Concorrência. Estudantes que concluíram o Ensino Médio em escola pública ou privada, cuja renda familiar não exceda seis salários mínimos. Ao todo, 975 vagas foram ofertadas para este grupo, sendo 97 destinadas a pessoas com deficiência.
GRUPO III: Para servidores públicos municipais efetivos foram destinadas 195 vagas, sendo 19 designadas a pessoa com deficiência.
GRUPO IV: Ampla Concorrência – Para ter acesso ao curso de Medicina, a renda familiar será medida em proporção ao salário da família, cabendo o benefício àquele cujo valor do curso comprometa no mínimo 40% da renda familiar. Do total de 50 vagas, cinco são destinadas a pessoas com deficiência.