Encontro destacou parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acontece desde 2019
O secretário de Políticas Inclusivas de Maricá, Clauder Peres, e a coordenadora do programa Escritório Social de Maricá, Eliane Ferraz, participaram na quinta-feira (13/04) de reunião com municípios e órgãos públicos para debater a gestão dos Escritórios Sociais. O convite foi feito pela 2ª vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), desembargadora Suely Lopes Magalhães.
Durante o encontro, que aconteceu no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, foram destacados os trabalhos realizados com a Prefeitura de Maricá, em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que acontece desde 2019.
O Escritório Social é um equipamento público que oferece serviços especializados de acolhimento a pessoas egressas do sistema prisional e a seus familiares, conferindo apoio para a retomada do convívio em liberdade civil.
Com isso, proporciona a oferta de uma série de serviços, como a retirada de documentos, atendimento psicossocial, orientação jurídica e orientação nutricional, psicológica, entre outros.
“Estamos alcançando grandes resultados com os egressos do sistema prisional e seus familiares. São inúmeros serviços prestados pela Secretaria na perspectiva da inclusão efetiva. Casos de inclusão escolar, empregabilidade e qualificação profissional têm sido pauta frequente nos serviços de inclusão. E isso nos deixa profundamente satisfeitos”, disse o secretário de Políticas Inclusivas de Maricá, Clauder Peres.
Durante o encontro, foi anunciada a inauguração do quarto Escritório Social do Estado do Rio de Janeiro, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense. Além da capital, a unidade também está presente em Maricá e Niterói.
“Temos muito a crescer e aperfeiçoar, a estrada ainda é longa e os processos territoriais intensos, mas queremos, conforme nos foi sinalizado na reunião, iniciar nossos trabalhos com o egresso na fonte, no momento de saída da prisão e promover ganhos significativos para ele, sua família e para a sociedade”, concluiu o secretário de Políticas Inclusivas de Maricá.
Sobre a Secretaria de Políticas Inclusivas
A Secretaria de Políticas Inclusivas tem o objetivo de viabilizar a oferta de oportunidades iguais de acesso a bens e serviços a todas as pessoas e proporcionar inclusão social. Para isso, realiza uma série de ações e projetos voltados para pessoas que, de alguma forma, sofrem algum tipo de exclusão, como pessoas com deficiência, negros, indígenas, mulheres, comunidade LGBTQIA+, egressos do sistema prisional e seus familiares, pessoas que necessitam de apoio psicológico e pessoas em vulnerabilidade social.