Ativistas e profissionais da saúde fizeram uma reflexão sobre os desafios e direitos dos transsexuais
A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (31/03) um encontro sobre o Dia Internacional da Visibilidade Trans, com palestras sobre histórias, desafios e conquistas, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro. Os participantes fizeram uma reflexão sobre os desafios, dificuldades e obstáculos vividos pelos transsexuais no Brasil e no mundo para compreender e promover a melhoria da qualidade de vida a essa população. A iniciativa foi da Secretaria de Assistência Social em parceria as secretarias de Políticas Inclusivas e Cultura, por meio do Núcleo Cultura Mais Colorida.
O evento teve roda de conversas com Fabiana Brazil (atriz e apresentadora), Bárbara Piergrossi (coordenadora de projetos LGBTQIA+), Alessandra Andrade (médica especialista em saúde da comunidade LGBTQIA+), Jordhan Lessa (autor de livros sobre questões LGBTQIA+), Lunah Lima (pedagoga e coordenadora do Núcleo Cultura Mais Colorida), Mônica Nascimento (militante das causas LGBTQIA+) e Kamille Azevedo (psicóloga, terapeuta sexual especializada na população LGBTQIA+).
O secretário de Assistência Social, Thiago da Silva Ribeiro, destacou a importância de organizar ações como essa de valorização da população LGBTQIA+. “As pessoas trans merecem respeito, reconhecimento social e garantia de direitos”, afirmou.
O secretário de Políticas Inclusivas, Clauder Peres, disse que o encontro abordou de forma sensível as questões que envolvem a inclusão dessa população. “Precisamos trazer mais luz sobre essa temática até que os contornos excludentes sejam plenamente eliminados”, afirmou.
Sady Bianchin, secretário de Cultura, reforçou que a diversidade cultural é feita com políticas públicas inclusivas. “É preciso construir uma sociedade sem preconceito e humanista. Esse evento foi pensado nisso”, acrescentou.