A Polícia Militar do Rio recebeu, nesta quinta-feira (1*), 265 mil litros de etanol apreendidos em ações integradas entre a Subsecretaria Especial de Controle de Divisas – Operação Foco – e a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz). As operações, realizadas na Capital e na Região Metropolitana do Rio, tiveram como foco principal produtos com notas irregulares.
Somente neste ano a Operação Foco apreendeu mais de um milhão de litros de combustíveis, entre etanol, gasolina e diesel. O produto fica armazenado em local escolhido pelo Instituto Combustível Legal, responsável pela colaboração na doação.
Os primeiros 20 mil litros de etanol foram entregues no batalhão da Freguesia (18* BPM), na Zona Oeste do Rio.
De acordo com o Coronel PM, Luiz Cláudio, subsecretário adjunto da Operação Foco, as ações realizadas pelos agentes que integram a pasta colaboraram para aliviar os cofres do Estado.
“As apreensões são importantes para o Estado. Além da atuação em nossos postos fiscais, as operações volantes colaboram na recuperação de ativos”, frisou.
Para o subsecretário de Gestão Administrativa da Secretaria de Estado da Polícia Militar, Coronel PM Renato de Souza Neto, a doação vai ajudar nas ações da corporação.
“A PM tem hoje mais de 2800 viaturas ativas fazendo patrulhamento ostensivo em todo o Estado. Nossos policiais trabalham 24 horas por dias. Esse combustível vai ajudar em nossas ações”.
“Esse tipo de trabalho em conjunto tem como objetivo principal coibir a concorrência desleal e a sonegação de impostos. A primeira etapa é a fiscalização para o pagamento dos impostos devidos. Quando há alguma irregularidade que não é corrigida, a doação do combustível apreendido auxilia no trabalho dos policiais”, afirmou Adilson Zegur, subsecretário de Receita da Sefaz-RJ.
Ligada à Secretaria de Estado da Casa Civil, a Subsecretaria Especial de Controle de Divisas trabalha integrada com a Sefaz. São cinco postos fixos em pontos estratégicos nas cidades de Itatiaia, Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Itaperuna e Comendador Levy Gasparian. As ações também são realizadas de maneira volante na capital e Região Metropolitana.
Foco na Bomba
O combustível doado faz parte das apreensões realizadas na operação Foco na Bomba, que visa intensificar o combate à sonegação fiscal no Estado, além de impedir a concorrência ilegal.