Fãs de futebol têm tomado conta das ruas do país, enfeitado casas e prédios, carregado bandeiras e vestido uniformes das duas seleções sulamericanas
Torcedores de Bangladesh torcem pelas seleções do Brasil e da Argentina JEWEL SAMAD / AFP
A seleção de Bangladesh não se classificou para a Copa do Catar, mas os torcedores locais já estão no clima da competição que começa neste domingo. Os moradores do país asiático se conectam com o torneio por meio das equipes do Brasil e da Argentina, mesmo morando do outro lado do planeta.
- Tabela da Copa: Datas, horários e grupos do Mundial do Catar
- Simulador: você decide quem será campeão da Copa do Catar
As duas seleções sul-americanas têm muitos fãs no país do sul da Ásia, com uma rivalidade que persiste em todos os anos e se multiplica em tempos de Copa do Mundo.
Com o evento prestes a iniciar, os torcedores de Bangladesh estão tomando conta das ruas do país. Imagens publicadas nas redes sociais mostram casas e prédios enfeitados com bandeiras dos dois países, assim como passeatas de torcedores vestindo uniformes de ambas as seleções.
“Apenas um vislumbre da emoção das pessoas desta parte do mundo para a próxima Copa do Mundo da FIFA 2022 e seu amor pelo Brasil e pela Argentina”, disse um estudante da Universidade de Daca, a maior de Bangladesh,
Um outro usuário escreveu: “Pegue o amor de Bangladesh pelo futebol da Argentina e do Brasil”.
— É um frenesi — disse Aqueed Kader Chowdhury, torcedor do Brasil que mora na cidade de Dhaka, em entrevista ao “The Washington Post”. Ele se referia ao ambiente de rivalidade entre apoiadores das seleções brasileira e argentina.
— Se você realmente quer colocar em uma palavra, é um ‘frenesi’ que ativa todo o país — acrescentou Chowdhury.
De Messi a Neymar, veja os camisas 10 das seleções na Copa do Mundo no Catar
Nofel Wahid torce pela Argentina e entende que seu país pode ser dividido pela metade no que se refere aos torcedores de futebol.
— É engraçado, né? Desafia a lógica, certo? Por que esse país no meio da Ásia, tão longe da América do Sul, está tão ligado a essa rivalidade no futebol? É difícil de explicar — afirmou Wahid ao jornal americano.
- Copa, cabelo e bigode: Você reconhece um jogador olhando os cabelos?
A divisão dos torcedores de Bangladesh começou na década de 1980. Naquela altura, os habitantes começaram a comprar televisões com imagens em cores e acompanhar as Copas do Mundo.
Assim eles se apaixonaram pela lendária seleção brasileira de 1982, que não levou a taça, mas marcou época. E também pelo time de Diego Maradona que levou o título de 1986 para a Argentina.
A rivalidade, por vezes, acaba resultando em confusão. Em junho deste ano, uma briga resultou em sete pessoas feridas. A confusão começou com uma discussão sobre qual das duas seleções é melhor, de acordo com fontes das forças de segurança.
Fonte: O Globo