Jornal Litoral RJ

Justiça determina fim da greve de servidores do Detran

O Sindicato dos Servidores do Detran Rio (Sindetran) solicitou nesta quinta-feira (25) que os servidores retornem imediatamente às suas atividades. A decisão ocorre após determinação judicial com antecipação de tutela em favor do Detran Rio, sob pena de multa diária de R$ 500 mil ao sindicato caso permaneça com a greve.

A ação foi movida pela Procuradoria Geral do Estado e determinada pelo presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargador Henrique de Andrade Figueira.Em seu despacho, o presidente do TJ afirma que o Sindetran descumpriu o dever de manter a prestação de serviços indispensáveis ao atendimento às necessidades da comunidade.

Serviços como licenciamento de veículos, transferência de propriedade, renovação de habilitação e emissão de identificação civil, entre outros, são essenciais para a população, pois interferem na vida e no trabalho das pessoas.

De acordo com o desembargador, o direito de greve no âmbito da administração pública deve sofrer limitações quando confrontado com o interesse público e a continuidade dos serviços públicos, para que as necessidades da coletividade sejam garantidas. Ele lembrou que, por causa da pandemia, já havia uma grande demanda reprimida pelos serviços do Detran.
Sair da versão mobile