Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional em novo endereço

Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional em novo endereço

13 de agosto de 2020 0 Por Francisco Avelino

Foto: Marcos Fabricio

A Prefeitura de Maricá inaugurou na manhã desta quinta-feira (13/08) a nova sede da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional (SEOP), localizada na Rua Luiz Alberto Ramos Machado, no bairro Eldorado, região Central de Maricá.

A cerimônia de entrega contou com a participação do prefeito de Maricá, Fabiano Horta; do vice-prefeito, Marcos Ribeiro; do secretário Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional, Júlio Veras; entre outras autoridades.

Para o prefeito Fabiano Horta, a entrega da nova sede representa a capacidade do município de organizar pessoas para que as ações de segurança pública sejam cada vez mais eficientes e sirvam objetivamente para o bem da coletividade do município de Maricá.

“A cidade é um processo permanente de construção, é um processo de adensamento das políticas públicas e hoje demarcamos mais um passo, que tem a ver com toda uma política que vem sendo desenvolvida pela pasta de Ordem Pública e o Gabinete de Gestão Integrada e, que tem a ver com a lógica de inteligência, de ações coordenadas, de eficiência e de combate a criminalidade”, afirmou Fabiano.

O prefeito lembrou ainda que Maricá é uma cidade que cresce em demografia de 7 a 8% ao ano e, diante disso, absorve cada vez mais um sentido de integração muito forte com a região metropolitana.

“A lógica dessa integração precisa ter um sentido de planejamento estratégico e eu sei, temos visto e participado conjuntamente, que a SEOP implanta em Maricá uma lógica de médio prazo na estruturação de uma política de segurança que não seja com ostensividade solta e desconexa, mas que seja presencialmente forte, marcada por planejamento estratégico de ação, que otimiza resultados e protagoniza, por exemplo, o Proeis de Maricá como excelência no estado do Rio de Janeiro”, destacou o prefeito.

De acordo com o secretário da SEOP, Júlio Veras, além de receber toda parte administrativa a nova sede contará com um auditório que tem como missão aproximar à população das discussões ligadas à ordem pública de Maricá.

“Essa nova sede da SEOP demonstra que Maricá está mais uma vez no caminho certo da profissionalização e da técnica de todas as questões que envolvem a segurança e a ordem pública. Os reflexos serão diretos e, a partir de agora, sentidos de forma imediata pela população”, garantiu Veras, anunciando em seguida que o local receberá o projeto “Seremos” (Serviço de Ressignificação de Masculinidades Opressoras) voltado para homens agressores.

O secretário explicou ainda que, com a inauguração da nova sede, o prédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) estará liberado para receber a ampliação não apenas do sistema de câmeras de monitoramento, mas também a coordenadoria geral de inteligência da SEOP.

“Focaremos no GGIM toda a questão da inteligência e da tecnologia e aqui, na nova sede, faremos toda a parte administrativa, teremos a ouvidoria da SEOP, ou seja, um atendimento ao público, além de um auditório onde vamos produzir reuniões aos moldes do conselho comunitário de segurança do estado. Conseguimos separar toda parte admirativa de toda parte de inteligência e tecnologia. Acreditamos que são melhores condições de trabalho para os técnicos de segurança pública e que tudo isso vai gerar um impacto muito positivo e imediato para a população”, concluiu.