A aeroporto de Maricá inicia operação do balizamento noturno nesta quarta (01)
30 de junho de 2020A Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), completa mais uma etapa no processo de modernização e transformação do aeroporto de aeródromo em um terminal de aviação civil.
Nesta quarta-feira (01/07), às 18h, será iniciada a operação do sistema de balizamento, permitindo que o aeroporto possa funcionar com pousos e decolagens noturnas.
A operação noturna funcionará 24 horas por dia, porém os voos após 22h somente serão autorizados mediante agendamento prévio.
Para o presidente da Codemar, José Orlando Dias, a possibilidade de operação noturna representa uma importante oportunidade de negócios para toda a Região dos Lagos e o Leste Fluminense.
“É mais um passo dado no sentido de colocar o aeroporto dentro do cenário nacional. O balizamento nos proporciona a vinda de uma série de atividades para dentro do aeroporto, que serão importantes para o desenvolvimento da economia do município de Maricá”, avalia.
Entenda o que é o balizamento noturno
O balizamento noturno é um sistema composto por luzes específicas que servem para direcionar os pilotos nas operações de voos. Cada item implantado obedece a um padrão internacional no qual são especificadas as curvas, cabeceiras, as pistas de pouso e de taxiamento (taxiways), além do indicador de percurso de aproximação de precisão (Precision Approach Path Indicator, ou Papi), um conjunto com quatro luzes vermelhas e brancas que ficam do lado esquerdo da pista de pouso e indicam aos pilotos se estão com o alinhamento e o nivelamento corretos na rampa de aproximação.
Com o novo sistema, o horário de funcionamento do aeroporto, que ia das 6h às 18h, será ampliado inicialmente para 22h e, posteriormente, será de 24h.
“Esse novo implemento é importante para todo aeroporto de ponta e serve para facilitar decolagens de aeronaves-ambulâncias que atendem as atividades offshore”, acrescenta o consultor aeronáutico da Codemar, Valdir Lemos Padilha, destacando uma importante aplicação do terminal, que recebe neste dia 01/07 a certificação da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).
Aeroporto de Maricá
Vale lembrar que o aeroporto de Maricá está situado a 200 km de distância, em linha reta, dos principais campos em operação do pré-sal da Bacia de Santos. O trajeto a partir de Maricá reduz em aproximadamente 150 km o percurso necessário para um voo de resgate, por exemplo.
No segundo semestre, estão previstos também a entrada em operação do Serviço de Salvamento e Combate a Incêndios (Sescinc), na categoria 3 – para aeroportos que processam entre 400 mil e 999 mil passageiros por ano – o sistema de auxílio ao pouso por instrumentos (Instrumental Landing System – ILS) para helicópteros, além de melhorias no terminal de passageiros e a construção de um lounge – moderna área de convivência com dois bistrôs, na área externa ao TPS.
Já na fase três do programa de ampliação, o aeroporto terá facilidades e serviços para helicópteros – centro de manutenção, treinamento e resgate – em parceria com o conglomerado aeroespacial italiano Leonardo SPA; mais vagas para helicópteros e aviões – comerciais e cargas de pequeno e médio porte –, mais hangares, um terminal de cargas, hotel quatro estrelas, centro empresarial, mini mall e dois terminais de passageiros, sendo um ampliado para offshore e outro para o público comercial e executivo, além do acesso direto à RJ 106.