Maricá inicia testagem de assintomáticos

Maricá inicia testagem de assintomáticos

16 de junho de 2020 0 Por Francisco Avelino

Foto: Vinícius Manhães

Nesta terça-feira (16), a prefeitura de Maricá vai começar a testagem em massa para detecção do novo coronavírus na população assintomática, tendo como primeiro público-alvo os idosos de mais de 60 anos.

Para fazer o exame, é só o idoso ir na unidade de saúde em que está cadastrado, seguindo a ordem alfabética (veja abaixo listagem com as datas) – caso não tenha cadastro na unidade, este será feito na hora, mediante apresentação de documento de identidade, CPF e comprovante de residência.

Em locais da cidade que não contam com unidades de saúde, chamados de “vazios sanitários”, a testagem será feita por uma equipe móvel, que seguirá um cronograma próprio. Nesses locais, não será necessário seguir a ordem alfabética (consulte a programação abaixo).

O resultado dos testes rápidos fica pronto em 10 minutos.

Neste primeiro ciclo, os testes serão feitos apenas nos idosos de mais de 60 anos – em outras fases, serão testados outros grupos de moradores. Caso algum parente do idoso apresente sintomas de Covid-19, toda a família será acompanhada pela secretaria de saúde.