DETRAN.RJ AMPLIA VAGAS E SERVIÇOS NA PRIMEIRA FASE DE RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES

DETRAN.RJ AMPLIA VAGAS E SERVIÇOS NA PRIMEIRA FASE DE RETOMADA GRADUAL DAS ATIVIDADES

13 de junho de 2020 0 Por Francisco Avelino

Foto:  Alexandre Simonini

Segunda via da habilitação e licenciamento anual também poderão ser emitidos nas três unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu e na Baixada

 
A partir da próxima segunda-feira, 15, o Detran.RJ vai ampliar o número de vagas para emissão da segunda via da carteira de habilitação e licenciamento anual de veículos. Os serviços, que já eram disponibilizados na sede do departamento, também serão oferecidos nas unidades do Rio Poupa Tempo de Caxias, Bangu e São João de Meriti, assim como já acontece com o serviço de Identificação Civil. Assim, passam a ser oferecidos 990 CRLV por dia e 150 CNH.

Nessa etapa de retorno gradual dos serviços, a prioridade continua sendo a emissão da carteira de identidade para casos emergenciais, como pessoas que precisam requerer o auxílio emergencial, FGTS e remédios gratuitos. A emissão diária também cresce a partir de segunda-feira para 1480 atendimentos por dia. Além de ser o serviço com a maior oferta de vagas, os RGs solicitados antes da pandemia poderão ser retirados em todos os postos de Identificação Civil da capital (30 unidades) e em 28 municípios do Estado (33 unidades), exceto shoppings que ainda estejam fechados.

“Nossa intenção é retomar os serviços de forma gradual e segura, acompanhando de perto as medidas de prevenção implementadas. Para evitar aglomerações, fizemos um protocolo de procedimentos que incluem agendamento prévio na maioria dos serviços, número de vagas limitadas e espaçamento adequado nas filas. Além disso, prorrogamos os prazos do licenciamento anual de veículos, e CNHs vencidas a partir de 19 de fevereiro continuam válidas. Portanto, apenas procure os serviços do Detran em caso de extrema necessidade. Você estará contribuindo com as medidas de isolamento social e sendo solidário com aqueles que mais precisam do documento nesse momento”, ressalta o presidente do Detran.RJ, Marcello Braga Maia.

A principal preocupação da administração do Detran é retornar com total segurança, tanto para os funcionários quanto para os seus usuários. Por isso, seguindo as orientações das autoridades sanitárias, o departamento está higienizando suas unidades e disponibilizando álcool em gel nos ambientes compartilhados, como corredores e áreas de atendimento. Placas de acrílico foram instaladas na sede para separar as baias de atendimento. Em breve, outras unidades também receberão o equipamento.

Para os funcionários, máscaras estão sendo fornecidas pelo Detran e pelas empresas contratantes dos terceirizados. Lembrando que o uso de máscara é obrigatório nas unidades do Detran. Para evitar aglomerações, pedimos que os usuários compareçam às unidades, se possível, sem acompanhantes.

Confira os serviços disponibilizados:
 
Identidade

Todos os postos de Identificação Civil da capital fluminense (30 unidades) e dos outros 28 municípios listados abaixo (total de 33 unidades) estarão abertos para entrega dos documentos de identidade que foram solicitados antes da pandemia. Não precisa marcar. O requerente deve ir ao posto em que deu entrada na solicitação para retirar a identidade. As exceções são os shoppings que ainda não estão abertos.

Os municípios são: Rio de Janeiro, Niterói, Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Nova Iguaçu, Petrópolis, Volta Redonda, Duque de Caxias, Araruama, Teresópolis, Itaguaí, São Gonçalo, Macaé, Itaperuna, Santo Antônio de Pádua, Nilópolis, Três Rios, Barra Mansa, Resende, São João de Meriti, Cabo Frio, Angra dos Reis, Rio Bonito, Barra do Piraí, Valença, Miracema, Itaboraí, Mesquita e Maricá.

Na sede e nas unidades do Rio Poupa Tempo (Bangu, Duque de Caxias e São João de Meriti), a oferta de serviços de primeira e segunda via de documentos de identidade cresceu e podem ser feitas, mediante agendamento, pelo site ou pelo teleatendimento, a partir de segunda-feira. Por dia, serão 400 vagas para os serviços na sede e 1080 distribuídas nas três unidades do Rio Poupa Tempo. Carteiras de visitantes da SEAP também estão sendo solicitadas no edifício-sede mediante agendamento.

Horário de atendimento
Sede – 9h às 16h
Rio Poupa Tempo e outras unidades – 8h às 17


Habilitação

Por dia, o serviço de segunda via da Carteira de Habilitação continuará sendo oferecido na sede (30 vagas) e agora também serão oferecidas nas três unidades do Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias (42 vagas para cada unidade), mediante agendamento. Na sede a marcação só acontece pelo teleantendimento e para as unidades do RPT os serviços podem ser agendados pelo site ou pelo telefone.

O serviço de troca da permissão para a definitiva está disponível apenas na sede e também deverá ser agendado exclusivamente pelo teleatendimento.

CNH emitida antes da pandemia

Vale lembrar que nessas quatro unidades (Sede no Centro do Rio e Rio Poupa Tempo de Bangu, São João de Meriti e Duque de Caxias) acontece a entrega de documentos solicitados e emitidos antes da pandemia. Esse serviço não necessita de agendamento. Em breve, outras unidades realizarão o serviço.


Horário de atendimento na sede e nas unidades do RPT – 10h às 16h


 Veículos

Por dia, além das 100 vagas na sede no Centro do Rio, o Detran passa a disponibilizar 990 vagas nas três unidades do Rio Poupa Tempo (330 vagas por unidade) para o serviço de Licenciamento Anual, mediante agendamento pelo site ou pelo teleatendimento.

Horário de atendimento na sede e nas unidades do RPT – 10h às 16h
 
Teleatendimento


Antes funcionava das 8h às 18h e agora passa a funcionar das 8h às 20h, de segunda a sexta-feira, exceto feriados.